Seguidores

segunda-feira, 30 de abril de 2012

A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA


INTRODUÇÃO

Muitos tem dito que a Bíblia errou ao afirmar que a semente de mostarda era a menor existente.

De fato, existem sementes menores encontradas pelos botânicos. O professor R. Gibbs, , escreveu que um pequeno ovário da orquídea do tipo synoches contém mais de 3.000.000 de sementes, e uma delas é infinitamente menor que um grão de mostarda.

Esse é um erro comum quando alguém quer contradizer a Bíblia.

Algumas questões tem que ser colocadas quando o assunto é a Palavra de Deus. Primeiro, a quem foi dirigida a mensagem, quando e em que contexto, o que a Palavra quis ensinar, inclusive o alcance profético. Sem isso, a Bíblia é um livro incompreensível.

Assim, o grão de mostarda não era a menor das sementes, mas era a menor das sementes cultivadas na época naquela região. Outrossim, o grão de mostarda era dotado de um simbolismo muito forte entre os rabinos judeus, como a expressão simbólica do pequeno em tamanho. Jesus era tido como um rabino, e quando citasse o grão de mostarda, a sua platéia estaria presa ao simbolismo da modicidade do grão, historicamente utilizado pelos rabinos, proverbialmente utilizado no oriente como símbolo de pequenez. Era isso que interessava ao Senhor para proferir Sua parábola.

Segundo, naquela época conhecia-se o carvalho e a oliveira, e qualquer homem comum e indouto poderia dizer que essas árvores eram maiores do que a mostarda, que não consegue atingir quatro metros de altura.

Por isso, seria improvável que alguém arguto e inteligente como o Senhor Jesus, capaz de com argumentos safar-se de uma questão impossível, cairia em um erro tão banal. O Senhor foi submetido à questão do apedrejamento em razão do adultério. A lei era clara: apedrejamento. Os religiosos da época queriam confrontar Jesus com a Lei Mosaica. Era impossível dizer para não apedrejar, isso seria contradizer a lei. Mas Jesus disse: Quem não tem pecado atire a primeira pedra, e desarmou os religiosos. A doutrina do perdão e da graça suplanta a lei. Alguém assim poderia estar errando com a parábola do grão de mostarda? Lógico que não. O que Ele então queria dizer não estava relacionado com a precisão botânica, mas com a verdade espiritual relacionada ao Reino de Deus.

Ainda no contexto histórico, a semente de mostarda é a menor de todas as sementes então cultivadas, proverbialmente utilizada no oriente, utilizada no ensino rabínico como simbolismo de pequenez. Pequeno como um grão de mostarda era um provérbio oriental da época. Nos países orientais a mostarda cresce até se tornar uma árvore de dez ou doze pés de altura. Na linguagem usual no oriente, simbólica, buscando comparações e metáforas exprimidas em coisas fortes para ministrar um ensino ou provérbio, é que a parábola se situa cultural e historicamente. Fora daí, faltariam elementos essenciais à compreensão da parábola.

Outros argumentaram que a semente de morango é menor que o grão de mostarda. Ocorre que morango não existia na época, também não se tem notícia que os palestinos cultivavam orquídeas. Enfim, a Bíblia tem que ser lida com sinceridade, buscando a Deus. Sem isso, é um livro inútil, e os que assim procedem perdem a oportunidade de um encontro com o Deus Vivo.

Portanto, a parábola se refere à menor das sementes cultivadas, que contém vida em si mesma, símbolo de pequenez para a platéia a quem era dirigida a parábola, e que transforma-se proporcionalmente na maior (hipérbole comum nos ensino rabínicos e na própria cultura oriental) das plantas.

Por isso a parábola foi integralmente compreendida pelos ouvintes da época, situados no contexto histórico e cultural em que foi proferida. Agora que entendemos a parábola, estamos aptos a entender o ensino do Senhor, o significado metafórico relacionado ao Reino de Deus. 


Dentro do contexto, convém ressaltar que o Senhor Jesus utilizava parábolas trazendo histórias do cotidiano, fáceis de entender, para que pudessem alcançar ensinos espirituais relacionados ao reino de Deus, de forma metafórica.

O SEMEADOR

O próprio Senhor Jesus informa que Ele é o semeador.

Mateus 13.36-37:

36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;

Portanto, o semeador é o filho do homem.

E o que o semeador semeia? Ora, Ele semeia a Palavra de Deus nos corações.

Lucas 8.5:

5 Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;
6 E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;
7 E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;
8 E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
(...)
11 Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;
12 E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;
13 E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;
14 E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;
15 E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.

Não há razão para imaginar que outro seria o semeador quando se trata da parábola do grão de mostarda. A uma porque as parábolas estão encadeadas, a duas porque dizem respeito ao reino de Deus, e o que semeia, semeia coisas boas, exceto o inimigo (diabo), o outro semeador, que semeia joio, conforme encontra-se em Mateus 13.28 e 13.39.

A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA

Estabelecido que Jesus Cristo é o semeador, passemos à parábola do grão de mostarda, e ao seu discernimento.

Mateus 13.24-50:

24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
32 O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.
34 Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas;
35 Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.
36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;
38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
39 O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
44 Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
46 E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.
47 Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.
48 E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.
49 Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,
50 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

O grão de mostarda fala do reino de Deus, a princípio insignificante, não parecia que prosperaria e transformar-se-ia em uma árvore que fosse a maior de todas.

Tão insignificante, mas surpreendente, porque contém a vida em si mesmo. Contém todo o projeto da vida, no caso a vida eterna, da salvação. Esse grão, que é a Palavra de Deus (Jesus), é semeado no coração do homem, e germina, gera nova vida, transforma o homem numa nova vida. O alcance é múltiplo. É maravilhoso e real.

É uma parábola pertinente ao reino de Deus. Então, o Senhor, ao comparar o fenômeno do crescimento e da expansão do grão de mostarda ao reino de Deus, estava profetizando acerca do crescimento da Sua igreja, da obra do Espírito Santo.

E o que acontece? Quem poderia imaginar que o humilde Profeta de Nazaré e sua Palavra transformariam o mundo?

Aquele insignificante profeta poderia mudar o mundo? Sim, insignificante na visão dos poderosos da época, dos religiosos da época. Essa a natureza do grão de mostarda, pequeno, mas inigualável, poderoso, não pode ser subestimado, vence tudo e a todos, germina e vem a ser a maior das árvores. Uma profecia que se cumpriu cabalmente na vida da igreja primitiva.

O grão obteve um crescimento impressionante. Tentaram matá-lo antes que germinasse (o grão, tipo do Senhor Jesus, precisa morrer para germinar), germinando, tentaram impedir o crescimento, crescendo, investiram poderosamente contra os seus galhos e folhagem.

Então o reino floresceu, a igreja cresceu de forma maravilhosa. Era impossível lutar contra o poder sócio-político-religioso e financeiro da época, era impossível acontecer o que aconteceu. Mas aconteceu: a seita dos nazarenos se estabeleceu.

Não apenas isso, ela cresceu, venceu todos os desafios e perseguições, às custas da proteção do Senhor, da operação do Espírito de Deus, dos milagres e maravilhas que o Senhor operou.

Enfim, tornou-se a religião majoritária do império romano. Não adiantaria mais combater a árvore. Era invencível, indestrutível, porque era a obra de Deus, o Senhor era o Seu protetor, as portas do inferno não prevaleceram, foram aniquiladas.

Essa igreja transformou-se num exército organizado, inteligente, estratégico e silencioso. Não fazia guerras ruidosas, barulhentas. Ele entrava silenciosamente e tomava de assalto as fortalezas adversárias, expulsava o inimigo. Uma a uma, todas as fortalezas deste mundo caíram diante desse exército invencível. O seu crescimento e domínio é comparado ao crescer silencioso de uma grande árvore. Ela vai vencendo tudo, abaixo e acima da terra, nada pode pará-la, mas o combate e o crescimento ocorrem silenciosamente. A comparação do reino de Deus com o grão de mostarda é perfeita.

A ÁRVORE ATINGE A ESTATURA PROFETIZADA PELO SENHOR

Mas então acontece algo surpreendente: As aves do céu vem se abrigar na folhagem.

E o que são essas aves do céu? São espíritos malignos. Eles são os espíritos da idolatria, do pecado, da soberba, do poder político. Estão em parte nominados nas sete cartas de Apocalipse.

Lá se abrigaram os que deixaram o primeiro amor, Jezabel, os que se prostituem e comem do sacrifício da idolatria, os pecados abomináveis ao Senhor, os nicolaítas (donos do rebanho), os discípulos de Balaão, os que tem nome de que vivem mas estão mortos, os mornos, o ministério caído (não sabes que és um desgraçado, miserável, e probre, e cego e nu).

Enquanto a árvore era pequena, tais pecados e heresias foram eficientemente combatidos e vencidos. Todavia, quando a árvore cresceu demais, as aves do céu nela conseguiram ocultar-se e, finalmente, estabeleceram ali suas trincheiras e fortalezas. Tomaram a igreja.

Quando isso aconteceu? A igreja começou a ser vencida quando associou-se ao império romano como a religião oficial (Igreja de Pérgamo). Quando o bispo de Roma obteve, por força e ameaça do império romano, o primado sobre os outros bispos, então as aves do céu começaram a dominar, e as heresias de perdição passaram a ser estabelecidas como a doutrina apostólica.

Uma completa inversão de valores. Não mais os valores cristãos, mas um projeto religioso para esta vida, um poder secular. Então, o reino de Deus tornou-se em reino deste mundo, tornou-se um estado religioso, o vaticano. Leiam VERITATIS SPLENDOR, neste blog, para uma melhor noção do ocorrido. Esse será sempre o risco que uma igreja evangélica corre quando cresce, multiplicando-se e expandindo-se vigorosamente.

Quem poderia imaginar que aquela igreja gloriosa, a igreja de Paulo, Pedro e João, poderosíssima, que venceu satanás, venceu a morte, venceu o império romano, venceu as arenas e os leões, as cruzes, a espada inimiga, as decapitações e as fogueiras, sucumbiria diante da astúcia satânica infiltrada? Quem poderia imaginar que aquela igreja pequena, mas poderosíssima, que floresceu, frutificou e multiplicou-se tomando o mundo, viria a ser presa de alguns de seus membros, usados por Satanás?

A PARÁBOLA DO FERMENTO

O Senhor profetizou que isso ocorreria, e repetiu a profecia com a parábola do fermento.

Gostaria de dizer que, no Novo Testamento, o fermento vem sempre associado a coisas ruins, a ensinos ruins, a heresias. Vários são os exemplos:

"Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado."  (Mateus 13 : 33)

"E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus."  (Mateus 16 : 6)

"Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?"  (Mateus 16 : 11)

"Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus."  (Mateus 16 : 12)

"E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes."  (Marcos 8 : 15)

AJUNTANDO-SE entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia."  (Lucas 12 : 1)

Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?"  (I Corintios 5 : 6)

"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós."  (I Corintios 5 : 7)

"Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade."  (I Corintios 5 : 8)

"Um pouco de fermento leveda toda a massa."  (Gálatas 5 : 9)

Assim, no Novo Testamento o fermento está sempre ligado a coisas ruins, a doutrinas ruins, a heresias, a ensinos maus, à soberba, à maldade e à malícia. Já os pães asmos, relacionam-se à sinceridade e à verdade.

No Antigo Testamento, a expressão “fermento” vincula-se sempre a coisas ruins. Todavia, em uma ocasião aparece a permissão de oferta de ação de graças com pão levedado, mas não se usa a palavra fermento.

Assim, ouso dizer que nas escrituras o fermento está sempre relacionado à impureza e ao mal, à malícia e à aparência enganosa.

Gostei muito do estudo no site abaixo (Igreja Batista Emanuel), que vai exatamente ao encontro do que discernimos na Palavra de Deus:

ENTENDENDO A PARÁBOLA DO FERMENTO

Tive o prazer de ver num site batista a comparação das três medidas de farinha à Trindade, e da farinha de trigo à Palavra, ao alimento espiritual. Confesso que não pensei que viveria para ver isso. Sinal dos tempos.

A parábola do fermento está relacionada à profecia da parábola do grão de mostarda. A mulher que pega as três medidas de farinha é a igreja. Ela agora tem o Senhor, é a igreja gentílica, as três medidas de farinha estão na sua casa, por isso ela prosperou, cresceu, transformou-se numa grande bênção. A vinha saiu da possessão dos trabalhadores maus e passou para ela.

Enfim, as três medidas de farinha simbolizam a Trindade. A mulher é a igreja. Não é o Senhor que põe o fermento, não poderia jamais ser, e nem se poderia contar com a aprovação dEle.

A Trindade já veio, no Antigo Testamento, relacionada à Palavra e ao Pão. Vemos isso nos três elementos colocados propositalmente, por ordem do Senhor, na arca do testemunho.

1- O manah – Jesus, o pão da vida, Ele próprio se compara ao manah;

2 - As tábuas dos mandamentos – A Palavra – Dada pelo Pai;

3 - O cajado que floresceu – Tipo da ação e direção do Espírito Santo.

Ou seja, a obra do Espírito Santo, conforme a parábola dos trabalhadores da vinha, passou para a igreja gentílica. Ela detinha agora as três medidas de farinha.

Mas o que foi feito? Tudo ia bem enquanto ela era pequena e perseguida. Os apóstolos reuniam-se e as heresias e pecados eram devidamente expurgados, prática consagrada até a vigência do Concílio de Nicéia. Mas a árvore cresceu, transformou-se na maior das árvores.

Quando o papado assumiu o trono, no lugar do Espírito de Deus, as aves do céu já estavam instaladas, e começaram a disseminar as falsas doutrinas.

A igreja então joga o fermento. Está tudo relacionado com aquele momento profético, de quando as aves do céu finalmente conseguem fazer morada na árvore, de quando o papado assume o lugar do Espírito de Deus.

O fermento é símbolo dessas falsas doutrinas, da malícia, da impureza e da soberba humanas.

O fermento é figura também de um crescimento aparente. O pão levedado cresce muito mais do que o pão asmo. Os asmos da sinceridade e da verdade são inferiores em tamanho aos pães levedados da malícia e da corrupção.

Foi o que aconteceu. Quando o catolicismo transformou-se na religião oficial e o papado assumiu o trono, começaram a entrar ímpios na igreja. Não era um conversão real, mas apenas em número. Houve crescimento, mas não era um crescimento real. Não havia conversão, não havia novo nascimento. Tal qual o pão levedado, que cresce mais, mas de ar e não de massa.

Houve a disseminação da prática de substituir ídolos pagãos por santos do panteão católico. Jesus ocupou o lugar do falso deus Mitra, Maria passou a ser mãe de Deus e rainha do céu, substituindo Isis e outras deusas. Por isso o crescimento foi vertiginoso, mas não havia novo nascimento, era um crescimento aparente. 

Pior ainda! A massa foi levedada com a impureza, com a idolatria, a malícia e toda sorte de opressão. É crível concluir que se as deidades foram substituídas, os demônios por detrás das deidades vieram juntos, e não abandonaram o que era deles por direito: a idolatria e o culto aos demônios.

Enfim, esse o entendimento das duas parábolas.

ECUMENISMO

O movimento atual do ecumenismo é diabólico. A mulher, agora a mãe de todas as prostituições, a babilônia espiritual, mais uma vez quer levedar a massa, por todos debaixo do papado. Ora, o fermento é o mesmo, as aves do céu as mesmas, não mudaram.

Mudaram os nomes, as denominações. Cuidado igreja evangélica que cresceu demais! Você agora pode estar querendo também abrigar aves do céu e por fermento na massa. Se fizer isso, vai cometer o mesmo erro da igreja/mulher do passado. Triste fim! Vai terminar associando-se à mulher/igreja caída. Isso é o ecumenismo atual. E ele vai vencer, porque todos os que se associam tem um mesmo espírito: as aves do céu.

ASMOS DA SINCERIDADE – MASSA SEM FERMENTO

Mas o Senhor tem aqueles que no passado não aceitaram o fermento, não aceitaram as aves do céu. Eles também resistirão agora.

Não aceitarão unir-se à grande babilônia.

Mas é preciso mais do que isso: é preciso combater o fermento e as aves do céu dentro da própria igreja, dentro de cada indivíduo. Porque essa sempre foi a luta da igreja primitiva, é a nossa luta também.

É mais difícil combater quando a igreja cresce muito, mas para o Senhor tudo é possível.

“Eis que venho sem demora; guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa.” (Apocalipse 3.11)

A igreja de Filadélfia tinha uma característica que agradou sumamente ao Senhor: Guardou a Palavra do Senhor intacta.

Não permitiu o fermento, não compactuou com as aves do céu. A promessa do Senhor para essa igreja, presente hoje, é que será guardada da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo. É a igreja do tempo do fim, a igreja que será arrebatada, ela não aceitará fermento, nem doutrinas de perdição.

É realmente trágico que nós consigamos identificar claramente os erros de Israel quando confrontado com a profecia, somos mestres nisso. Quando lemos Jeremias, os erros de Israel em face da profecia do Profeta Jeremias estão muito claros. As conseqüências idem.

Mas quando a profecia diz respeito a nós, igreja do Senhor, muitos não conseguem, ou tem extrema dificuldade. Muitos estão cegos e não querem abrir os olhos. Mas as profecias estão aí, são claras. Quem lê entenda!

O Senhor está às portas. Sê fiel até à morte. Aleluia!

206 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão, Lucas,

    Por hora vamos deixar assim, mas há tempo para tudo.

    Conheço a igreja há muito tempo, sempre foi uma bênção. Obrigado pelas dicas e pelas palavras.

    Comecei com este blog porque senti-me ofendido com certas declarações como falsa unção, falso batismo com o Espírito Santo, falsos dons, clamor esquizofrênico pelo sangue de Jesus, etc.

    Creio que as ofensas atingiam todos os membros da igreja cristã maranata, e mesmo os que saíram e foram recebidos como servos e servas, inclusive até como pastores, em outras denominações.

    Como as ofensas atingiam a todos, entendi que tínhamos o direito de pelo menos expressar nossa opinião, coisa vedada no blog do CV, JFUM, obramaranata ente outros. Nunca postavam nossos comentários.

    Não foi um pedido de alguém. Foi algo que surgiu na minha mente, meio sem pensar. Quando comecei a escrever uma resposta a essas questões, e muitas outras, senti a presença do Senhor muito forte. Entendi que estava no caminho certo. Houve outras experiências que prefiro não comentar.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  4. Glórias a Deus!

    Deus CONTINUE abençoando você, meu querido.

    ResponderExcluir
  5. Caro, CVPFB,

    Parabéns pelo post. Interessante como essas mensagens não dão muito Ibope.

    Critico a mim mesmo, comento e "choro minhas mágoas" muito mais nos posts de críticas do que nestes posts, o que não significa que não leia e me edifique muito mais com esses últimos.

    Gostaria de perguntar uma coisa. Já vi até aula em Maanaim falando de tipos, simbolos, alegorias e etc. Há alguma fundamentação pra isso (mesmo em literatura teológica)? Se há, onde? Sei que Wtchman Nee usava muito isso e os pastores mais antigos beberam muito da fonte dele? Vem daí?

    Vi que usa "Tentaram matá-lo antes que germinasse (o grão, tipo do Senhor Jesus, precisa morrer para germinar)? Não seria isso símbolo e não tipo? Ou tanto faz?

    Mais uma vez, parabéns pelo alcance do post.

    APDSJ

    ResponderExcluir
  6. Caro irmão, 123,

    De fato, o grão é símbolo, e não tipo.

    A tipologia e simbologia bíblicas são temas de interese da teologia.

    tipos referem-se a pessoas, símbolos a coisas ou seres, mas nem sempre.

    Exemplo de tipo é Moisés, tipo do Senhor Jesus, como O Profeta: "E o
    Senhor levantará um profeta semelhante a mim, a ele ouvi."

    Creio que Davi era tipo do Senhor Jesus como Rei. Diversos profecias
    dão conta que de Davi sairia o Messias, o Rei que reinaria para
    sempre.

    Já exemplos de símbolos são: cordeiro, pão, semente de trigo, maná -
    Jesus, azeite e vinho - Espírito Santo, estrelas - anjos, serpente,
    dragão - satanás.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  7. Observadora e serva2 de maio de 2012 18:43

    À paz do Senhor .
    O irmao acima tem razao acerca do ibope.
    Mais eu mesmo nao comento muito, mais estou sempre lendo tudo, acredito tb que muitos irmaos aqui tb sao como eu.
    Parabens por mais esta palavra.

    ResponderExcluir
  8. hi dee hi www.cavaleiroveloz.com owner discovered your site via Google but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered website which offer to dramatically increase traffic to your site http://xrumerservice.org they claim they managed to get close to 1000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my site. Hope this helps :) They offer most cost effective backlink service Take care. Jason

    ResponderExcluir
  9. O Mário Hastenreiter de Souza, dono do site www.cavaleiroveloz.com.br, usando de suas artimanhas, fez mais uma covardia. Publicou um SUPOSTO comentário feito por um SUPOSTO membro da icm, no intuito de GENERALIZAR o pensamento de todos. Detalhe, observa-se o "rsrsrsrs" que significa risos! Notadamente esse comentário foi de algum seguidor do Cavaleiro Adúltero a fim de IRONIZAR os "icemitas".
    Como não há espaço para debate no site dele, vim expôr isso aqui só para os irmãos refletirem. Isso é muita covardia. Os argumentos BÍBLICOS excelente que fazemos, bem como os psicológicos, jurídicos e teológicos ele não deixa passar, pois ele é FRACO, soberbo e anti-democrático. Mas fica comprovado que este comentário abaixo foi ironia, vejam: “Caídos,bando de caídos.Conheço centenas de ex-maranatas,todos caíram devido à desobediência ao PES;e se caíram ou foram expulsos é para se cumprir o que está na bíblia, que o joio cresceria junto com o trigo. cAIDO É arvor daninha.Ademais, a biblia diz que o cair édo homem, e o levantar é de Deus ao qual eu conheci atravez da OBRA.só a OBRA levanta.voltem para casa do Pai…. rsrsrsrs”


    Cavaleiro Vencido, até que eu achava você inteligente (usa inteligencia para o mal), mas depois dessa mudei totalmente meu conceito. Você e seus seguidores são muito burros e doentes. Podem até conhecer hermenêutica/exegese/teologia/apologética/bíblia etc., mas são burros e doentes. Não vivem a Palavra de Deus.

    Meus pêsames, Dr. Mário Hastenreiter.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Observadora e Serva,também agradeço ao anônimo.

    É anônimo, o CV continua no samba de uma nota só. A Obra dele é difamar a igreja maranata, só sabe fazer isso, nada mais. Por ser um ex-pastor (gostaria que se reerguesse, pois poderia ainda trabalhar para o Senhor), não tem isenção, nem legitimidade para falar mal.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  11. anonimo e CVPFB, quanto ao CV, creio que o melhor a fazer é simplesmente ignora-lo. sou membro de uma comunidade no facebook, formada por irmãos da igreja, nos NUNCA tocamos no nome do CV. O Presbitério, que sabe muito bem quem é o CV, simplesmente o ignora. Ele já escolheu o lado dele (e não me venham falar que é ao lado de Jesus), os seus seguidores ja escolheram ter suas almas envenenadas pelo seu rancor... então que seja. Não estou falando de pessoas que sairam da ICM. Pessoas sairam, foram para outras denominações e estão sendo uma benção naqueles lugares (afinal, a ovelha deve ir para onde se sente melhor); estou falando de pessoas que, seguindo o exemplo do CV, transformaram seu projeto de vida em simplesmente atacar a ICM. Sei que houve erros, e os tais serão corrigidos (seja por livre vontade, seja por pressão de ações judiciais)mas chega a ser triste como pessoas simplesmente se deixam levar por um cidadão cuja unico proposito em sua vida, nos altos dos seus 70 e tantos anos, é atacar uma igreja.

    ResponderExcluir
  12. Concordo contigo companheiro acima. Não vejo problema nos que sairam e estão sendo usados em outras denominações (o contrário acontece com frequência. Na minha região vieram todos os irmãos de de uma determinada denominação . Cerca de 30 pessoas), mas os que saíram disparando vômitos p/ todos os lados padecem. Pessoas que negam o seus passados, as suas experências ( se não tiveram é porque não converteram)devem ser psicóticas ou têm sério desvio moral!!!!!
    CV DO BEM
    parabéns pelo post.
    Participei de um séminário de jovens no feriado de terça no interior de Minas ( cerca de 1700 jovens). Há 14 anos sou da igreja e nunca tinha presenciado o que aconteceu naquele lugar.
    O grão de mostarda cresceu no coração de todos nós. Simplismente indescrítivel!!!

    ResponderExcluir
  13. Verdade.

    Deixa este maluco com mente pervertida pra lá.

    Irmão, pode apagar o meu comentário falando a cerca do Mário Hastenreiter (por conter o nome dele), bem como este comentário presente.

    Vide meu IP.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  14. Oi
    apagar por que?
    deixa o nome Mário Hastenreiter -cv

    ResponderExcluir
  15. Como eu sei que o Mário não postará, eis aí minha mensagem à ele:

    "Olá, Dr. Mário Hastenreiter de Souza.

    Você não fica intrigado ou preocupado pelo fato de todos terem acesso a informações a seu respeito?
    Todos sabem seu nome, bem como sua profissão, sua idade etc. Muitos sabem até o endereço de sua casa, escritório, bem como o número do telefone de sua casa e escritório etc. Você não se sente mal por isso?

    O pior de tudo, Hastenreiter, é que todos sabem daquele fatídico episódio! Oh, não queria lembrá-lo! Sim, aquele episódio que acabou com sua vida, e ainda tem consequências até hoje (03/05/12).

    É esse o motivo de tanta amargura?
    É esse o motivo de tanta perseguição?

    Que diferença faz de alguém que adultera para alguém que rouba?

    Sinto pena de você pelo fato de você não ser feliz. Dói muito saber que não tem paz? Dói muito saber que você enterrou um filho fruto de um adultério? Dói muito, ou você consegue escapar fazendo calúnias e difamações?

    A forma de um adolescente se satisfazer é com a m.*, mas você se satisfaz escrevendo ódio e rancor nesse site. É assim que você sente alívio?

    Sabia que você não foi o único? Tiveram outros adúlteros, outros roubadores, outros pedófilos, outros movimenteiros (destribuía lenço ungido na igreja em BSB) etc. Mas sabe a diferença deles? Eles reconheceram e foram aos pés do Senhor. Ao contrário de você, que lança maldição após maldição.

    Sabia que teve um pastor em Macapá que foi disciplinado por roubo/envolvimento com membros da igreja, só que depois de 2(dois) anos foi restituído?
    Sabia que teve pastor disciplinado por não obedecer a orientação, passando a mão na cabeça dos filhos, sendo idólatra, que depois de 1(um) ano e meio foi restituído? Pois é, reconheceram o erro. Você não, fica no mar da amargura.

    Agora não há mais tempo, "as muitas letras te fazem delirar", você está velho, desorientado, quer puxar todos para si (as presas fáceis).

    Você criou seu próprio mundo, nessa ilusão, criando fakes, falando meias verdades, utilizando-se de neologismos etc. Não há mais tempo, Mário, infelizmente.

    Você pode até ser salvo, isso independe de igreja ou denominação, mas vai ser um ato de misericórdia de Deus para com sua vida, sabe porque?
    Por que você blasfemou contra o Espírito Santo. Não porque falou mal da obra, mas ANULOU os dons, generalizando tudo. Semelhantemente, falando da falsa unção. Você não tem mais perdão, sabia?

    Palvras de Jesus. Ele mesmo disse que não há perdão quando há blasfêmia contra o Espírito.
    Ele expulsava demônios, mas falaram que Ele expulsava pelo maioral dos demônios. O que você faz hoje? A mesma coisa.

    Há os dons e você fala que é de Satanás.
    Há a unção e você fala que é de homens.

    Você está muito perdido. Suplique a misericórdia de Deus no seu último suspiro de vida, caso contrário, você terá a morte eterna: aquela que um dia você pregou e alertou. Lembre-se.

    No mais, fico no aguardo! Quero saber até hoje vai isso tudo.

    Pense bem e cuide bem de sua família, que é a única forma de prazer que você pode ter."

    Dr. Elísio Bastos.

    ResponderExcluir
  16. Rapaz, que texto deplorável esse do Dr Elísio Bastos. O que é que eu tenho com isso?

    Não me admira que ele não tenha publicado. Também não devia estar publicado aqui. Paciência.

    "A forma de um adolescente se satisfazer é com a m.*"....

    Com todo respeito Doutor, sem noção.

    ResponderExcluir
  17. Pergunte ao Mário o sentido disso que ele lhe explicará.
    Eu escrevi isso para ele, pois ele sabe muito bem o porque.

    Realmente é sem noção. Perdoe-me todos os leitores desse site, mas eu transcrevi (olhe as aspas) o que escrevi ao Mário.

    Respeito sua opinião, 123. Você tem razão em partes.

    Até mais.

    Bastos.

    ResponderExcluir
  18. Tudo bem.

    Como está publicado, emiti (parte da) minha opinião como leitor.

    Mas tudo bem. Sem problemas.

    Até.

    ResponderExcluir
  19. Eita. Pegaram pesado com o velho rancoroso.
    Esqueçam ele de uma vez por todas. Já enjoou essa história toda.

    ResponderExcluir
  20. Os irmãos insistem em postar no site do cv do mal, o famigerado. Dr. Elisio, para com isso, não poste lá ou vai ser esculhambação na certa.
    Agora o CV usa fake reverso, fakes supostos "icemitas", que pertencem ele mesmo.
    Idiotas acreditam.

    O CV do mal é um pilantra total.

    Burro quem posta lá.

    No mínimo terá o comentário distorcido.

    Alguém aqui acredita que a "obra" salva? DeusMeLivre!

    APDS

    ResponderExcluir
  21. A briga do CV é com o GG.

    Deixe os dois brigarem.

    Nós não temos nada com isso.

    O cão vadio postou de novo. Como o CVPFB falou, é o samba de uma nota só. Bonzinho esse CVPFB.

    Pra mim é o samba do cavalo doido.

    ResponderExcluir
  22. É verdade.

    O CVPFB até que é deveras benevolente.

    O CVPFB não faz ataques pessoais ao CV, mas faz defesas das doutrinas da icm.

    Pelo o que eu vi, funciona assim:
    O CV escreve alguma maluquice no blog dele, aí o CVPFB faz as refutações com bases bíblicas.

    Já vi oportunidade de o CVPFB descer a lenha no CV, mas nunca o fez. Sempre pareceu muito ético, ao meu ver.


    Incrível a maestria dos posts do CVPFB, não se ficando adstrito ao pecaminoso CV.


    Esqueçam tanto o CV quanto o GG! Deixem isso para lá, se preocupem com a salvação de vocês!

    Se o Senhor Jesus voltar hoje, você está preparado?

    A pergunta não é: se Jesus voltar hoje, quem vai subir "GG" ou "CV"?

    A paz do Senhor Jesus seja com todos.

    *tirem o nome do Hastenreiter, é exploração demais; mesmo todo mundo sabendo de seu passado tenebroso.

    Jr.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado jr,

    Acho que você tem razão quanto à exploração do nome próprio.

    Achei o comentário do Dr. Elísio um tanto pesado....desnecessário.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  24. Muito horroroso o comentário deste doutor.
    Fica pra ele uma palavra:

    Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

    E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

    Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

    Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

    Efésios 4:29-32

    Rendamos nossas vidas a Jesus! Só Ele é O caminho, A verdade, A vida!

    ResponderExcluir
  25. Agora falar a verdade é horroroso, chulo, etc.
    Possivelmente, aquilo que Elísio escreveu foi com conhecimento de causa. Ele o fez com algum objetivo, certamente. Algo que era de conhecimento dele e do Mário Hastenreiter de Souza. Isso deve ser coisa das antigas.

    Além do mais, não vejo a palavra m.* como palavrão. Ela consta no dicionário. O que seria calão (como dizem com redundância "baixo calão") é seus derivados. Além do mais, é fácil perceber o contexto do que foi explicitado por Elísio.

    No entanto, concordo com os outros exageros. Aí é diferente.

    Acho engraçado criticarem tanto a fala de alguns aqui mas não atentam para o que o CARNAL Mário Velocista de Souza escreve. Isso sim é anti-bíblico.

    Palavras e neologismos dele:

    *Clamor esquizofênico: quanta indelicadeza! Tenho um primo que sofre de Esquizofrenia, e agora? Estás reduzindo meu primo? Ele é inferior ou desqualificado? Esse Hastenreiter é preconceituoso.

    *Doentes: o que? Todos que estão na icm (senhoras, pastores, adolescentes, novos convertidos etc) são doentes? Isso é bíblico, Mário Hastenreiter? Isso é bíblico, seguidores do CV do mal? Provem.

    *Formatados: porque? E isso que você faz com seus seguidores é o que? Cada denominação tem normas e regimentos internos, cada denominação crê em alguma coisa em particular,ex: Ass.Deus - falar línguas como evidências com o batismo no Espírito; I.M.Poder de Deus - curas e curas e curas; I.U.Reino de Deus- prosperidade, expulsa demônios etc; I.Deus é Amor- usar véu etc.
    Na icm é a mesma coisa. Acredita-se com respaldo bíblico em diversas coisas; nada extrapolando a doutrina bíblica de salvação. Todos creem em comum acordo. Quem não crê, sai da igreja por livre convicção. Glórias a Deus por isso.

    *Meia-Sola: termo anti-bíblico. Digo mais, ainda copiou propositalmente daquele a quem ele tem ódio: Gidelti Gueiros. O pastor presidente da icm, Gidelti Gueiro, usou dessa expressão uma vez. Ora, ele errou. No entanto, o CV invejoso usa este termo diariamente.

    Dentre outros termos e maldições proferidas por Mário Hastenreiter de Souza que não lembro agora. Vou pesquisar naquele site oprimido e tenebrozo e depois posto aqui.

    Para esse anônimo (4 de maio de 2012 18:05), CERTAMENTE lobo vestido com pele de cordeiro e fiel seguidor do CV, analise as palavras de seu líder, o Mário Hastenreiter, e veja se ele tem um linguajar cristão.

    Não sejam hipócritas.

    ResponderExcluir
  26. Amado irmão CVPFB, o blog sofreu uma mudança proposital no seu visual? Ou foi um erro de script? Pois, ao que parece, está meio desconfigurado. Não sei se o irmão percebeu.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  27. Caro anônimo,

    De fato, cerca de 30 dias atrás alterei para visualização dinâmica, o que permite maior rapidez nas visualizações, comentários e acesso via sites de busca.

    Mas fiz o possível para não haver alterações.

    Por favor, verifique qual é o seu navegador (dê preferência aos mais novos) e o sistema operacional, pois os sistemas mais antigos (como o windows XP) não se adequam bem ao novo modelo. Aguardo uma resposta, sua contribuição é importante.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  28. Irmão,o navegador que ora estou utilizando é o Internet Explorer 7; o sistema operacinal que estou utilizando é o Windows XP.

    Porém, este problema persiste no meu laptop que tem a seguinte confguração: sistema operacional Windows 7 e navegador de internet Chrome, da Google.

    A página fica crua, toda branca.


    Num momento oportuno, vou verificar o site através de um Ipad, da Apple.

    Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  29. Que o MHS é um rancoroso, isso é fato. Que seus seguidores são pobres pessoas que se deixam envenenar, também é certo. Mas temos que convir, as pessoas que estão saindo da ICM (que na esmagadora maioria, tem repudio ao cavaleiro velocista, falo por conhecimento) são pessoas que estão longe de serem caidas, ou estarem em dificuldade espiritual... são irmãos que estão cansados, cansados de um discurso que insiste em perseguição, quando o que houve, na verdade, foram graves ilicitos administrativos. Cansados de uma escola dominical distante da realidade da igreja, substituindo uma pregação voltada para a necessidade local por um satelite frio. Cansados de seminarios corridos e exaustantes, distante do que era antigamente...
    Fico chateado com a passividade dos pastores diante de tudo isso... um conhecido pastor (que estava na igreja aeroporto, aqui de vix) tocou nisso em seu e-mail que explicava os motivos de sua saida. Fico a me perguntar, até quando haverá essa passividade? temo que, com uma aventual ação penal contra os envolvidos nesse escandalo (e ela virá, podem ter certeza) essas homens que causaram tanto mal a ICM teimem em continuar em seus cargos, fingindo que nada aconteceu, e insistindo que delegados e promotores são agentes do adversario.

    ResponderExcluir
  30. Concordo com o comentário acima, eu sou da maranata e tenho sofrido muito com os últimos acontecimentos, não consigo entender o conformismo de todos, penso que nós que somos servos sinceros que amamos o Senhor Jesus devíamos rejeitar as ordens vindas do pes (GG), ele e seus comparsas não são donos das igrejas,chega de tanta mentira, chega de satélite, chega de manipulação. Queremos que o Senhor jesus reine no nosso meio.

    ResponderExcluir
  31. Eu não conheço a extensão das irregularidades, certamente o MP vai revelar tudo que aconteceu de errado na administração da igreja. Mas, eu me pergunto, e depois?... inclusive foi "revelado" em uma vigilia que orassemos pelos pastores que estão sendo perseguidos, eu oro, mas para que o Senhor faça sua justiça (logo, se merecerem, virá o livramento). Mas eu simplesmente não consigo entender pq o PES não realiza algumas mudanças, e não precisa nem tocar na doutrina, são mudanças simples, mas que fariam toda diferença... que abolissem o satelite das EBD, que tivessem mais transparencia com o destino de nossos dizimos, que promovessem um seminario mais voltado para oração, e sem tanto comercio (tem gente até hj vendendo dvd da Grande Reunião de 2006), que estimulassem o povo a glorificar o Senhor com mais liberdade (como tem acontecido nas vigilias de quinta feira) e que promovessem uma reforma no estatuto da igreja, colocando a presidencia da igreja sob o regime de mandado, e não um cargo que, na pratica, é vitalicio. Infelizmente, sei que essas mudanças estão num horizonte utopico, mas gostaria de ver pelo menos alguma contestação, não no momento da saida, mas vindo daqui de dentro da igreja mesmo.

    ResponderExcluir
  32. Muitos estão insatisfeitos com o uso desse satélite, aliás, a grande maioria o repudia.
    As reuniões de senhoras são totalmente mecanizadas, há muito tempo deixei de ir, não quero compactuar mais com aquilo que meu coração diz que não vez do Senhor.
    Quanto a escola dominical, insisto em ir por causa dos meus filhos, pois aguentar aquelas perguntinhas...só Jesus na causa!!
    Fico me perguntando o que essa liderança tem na cabeça...Será que os pastores locais não anseiam por mudanças como nós ovelhas?
    Por que tanto medo então?
    Pastores, preguem para os seus rebanhos, alimentem suas ovelhas, elas estão famintas pela Palavra viva e eficaz do Senhor.
    Se existem lugares difíceis onde os irmãos ficam "isolados", que se use o satélite pra lá. Agora, continuar querendo que o povo acredite que o satélite tem sido uma bênção...é pura hipocrisia. Estamos todos cansados disso, queremos servir ao Senhor e a mais ninguém!!
    APDSJ

    ResponderExcluir
  33. Pontos:

    1- O SATÉLITE tem sido uma bênção. Porém, já chegou a exaustão. Era para ser FACULTADO e não obrigatório. Tem as "sugestões de mensagens" que em algumas igrejas soam como "IMPOSIÇÕES de mensagem".

    2- Realmente temos sido passivo. Mas, fazer o que? Diversas vezes o Senhor me acorda na madrugada para eu orar pelo PES. Então, creio que o Senhor vai tomar conta.

    3- É um erro GRAVE o Presidente ter cargo Vitalício. De fato, era para ser um mandaTo com tempo estipulando previamente.


    Obs: ao Anônimo (9 de maio de 2012 00:36), juras que és da Igreja? Haha. Faça-me rir. Procure seu lugar.

    Eu estava acordado neste hora (00:36h) e o número de comentário do site do CV do mal era de 73. Logo após, em 00:35h, ele ACEITOU e PUBLICOU o comentário de "silvia", que escreveu em 00:05 (mas que foi aceito e publicado às 00:36h pois EU ESTAVA DE OLHO).

    Olhem a malandragem do Mário Hastenreiter se passando de anônimo, vejam:

    I- Conformismo de todos.
    II- Rejeitar as ordens vinda do PES (GG).
    III- Ele e seus comparsas não são donos da igreja.
    IV- Chega de tanta mentira.
    V- Chega de satélite.
    VI- Chega de manipulação.

    Realmente, Mário Hastenreiter, tudo o que você "prega" na sua caverna (blog).

    Eu passei a madrugada tentando ver evidências e, de certa, consegui esta. Pode até ter sido coincidência, mas creio que não.

    Só deu tempo de ele publicar o comentário de "silvia" que havia feito anteriormente, e veio aqui neste site se passar de ANÔNIMO para mudar o foco, pois estava se falando no nome dele MHS- Mário Hastenreiter de Souza.

    Seu covarde. Procure sua gangue. Se converta.

    ResponderExcluir
  34. O fato de muitas coisas estarem erradas, estarem frias, mecanizadas, etc.. como os anônimos relataram anteriormente, acontece justamente pq deixaram o homem falar mais alto do que o Senhor Jesus. O Senhor não habita do pecado, do ódio, do rancor.

    Alguns pastores e irmãos tem feito isso. Criticado aqueles que sairam, falando que não eram dos nossos e todo discurso que já sabemos de cór. Falando para não ouvir os que sairam. Tenho parentes de outras dominações e não são monstros, conheço gente que saiu que tb não são. Pq isso?
    Outra: Quem sair vai ficar doente. Tenho recebido mts e-mails solicitando orações por irmãos que estão enfermos. Vamos orar por todos.
    É angustiante ter que ouvir isso. PES, não queremos ouvir isso, cansamos! Queremos tão somente ouvir a palavra de Deus!
    O Senhor Jesus acolhe a todos com ternura e amor. Os pastores devem ser semelhantes a Ele, devem apascentar as ovelhas.Vamos viver o evangelho, sem críticas, fazer a obra de Deus, pq Deus é amor.

    Sobre o satélite dói até em falar, de tão chato. Tinha medo de falar q era chato, mas tenho ouvido de mts isso. Se o Senhor realmente revelou este formato, essa forma de alcance, Ele não operaria uma grande benção para nós? Não é o que tem ocorrido. Muitos estão faltando os cultos por não suportarem tal mecânica.

    I Pedro 3:10-12:- “Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua
    língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal e faça o bem;
    busque a paz e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus
    ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem
    males.”


    Deus NOS abençoe!

    ResponderExcluir
  35. quero ver é quando o MP soltar a bomba que o PES vai fazer? fingir que nada aconteceu e redigir uma circular? Vamos orar e aguardar...

    ResponderExcluir
  36. Concordo com o cologa do post 9 de maio de 2012 11:22.
    Acho que todos deveriam ter colcoações não generalizantes quanto ao satélite. P/ mim e p/ boa parte das pesssoas que conheceço tem sido muito bom. Tenho crescido muito. O que acontece é que é bem mais fácil fácil ficar sentadinho no banco esperando a msg lida e explicada pelos pastores e irmãos de frente. Responder as perguntas e debate-las com os irmãos, como é proposto no satélite é algo que na nossa cultura-- formação social e cultural brasileira-- não é aprazível. Talvez seja essa a explicação pelo descontentamento de muitos...

    ResponderExcluir
  37. "Realmente temos sido passivo. Mas, fazer o que?"

    Essa foi de doer.

    ResponderExcluir
  38. Texto do Danilo Fernandes (Genizah Virtual):

    "Queremos o FICHA-LIMPA religioso

    Lembre sempre que nas denominações tradicionais estas questões estão, em geral, bem resolvidas e os seus dízimos e ofertas são geridos com temor, muito também em função da estrutura que foi aperfeiçoada nos diversos modelos que se conhece. Da mesma forma, a existência de instâncias de poder superiores à igreja local servem no controle dos descalabros (ou pelo menos deveriam...). Contudo, nas denominações de “dono” o samba-lê-lê corre solto e; entre o desmando total que se vê aqui na Renascer e pequenas e grandes sujeiras jogadas para debaixo do tapete em outras organizações religiosas tabajara, não faltam exemplos de denominações aparentemente idôneas escondendo uma construção de patrimônio de líderes feita às custas de dízimos de fieis e vários escândalos de gestão, veja o exemplo recente da Igreja Maranata".

    E ainda encontro defensores do modus operandi da ICM. É brincadeira?

    http://www.genizahvirtual.com/2012/04/os-estevam-hernandes-da-vida-sao-culpa.html#comment-form

    ResponderExcluir
  39. Eu lhe explico, Hastenreiter, ou Cavaleiro Veloz:

    "Realmente temos sido passivo. Mas, fazer o que?"

    Quando eu disse "temos sido", quis enfatizar que faço parte da icm!
    E, além do mais, fiz questão de me incluir para não parecer soberbo e o bonzão, o santarrão.

    Já mandei várias perguntas ao pastores do PES via e-mail e eles, respeitosamente, têm me respondido.

    Eu, particularmente, não tenho sido passivo!
    Há tempos questionei várias coisas, com educação e base bíblica.
    Quando o satélite saturou, até deixei de ir para reuniões, seminários, EBD etc.

    Mas fiz meu juízo de valor.

    Além do mais, questionei meu pastor local sobre diversas coisas.
    Agora em Julho haverá seminário, eu estarei lá e vou conversar com os irmãos sobre pouquíssimas coisas, pois as demais já me dou por satisfeito.

    Nas minhas palavras, quis demonstrar que maior é o Senhor do que tudo isso. Tenho orado desde já para o futuro presidente da igreja, QUE NEM sei quem é. Só que sabe é o Senhor.

    Não seja burro e nem tente desconversar, Mário Hastenreiter ou Seguidores Baratos, quando eu disse "temos sido" quis representar um povo, uma identidade, etc., me incluí apenas para não ser o Super Herói tal qual muitos querem se passar, não é Dr. Mário Hastenreiter de Souza? Procede isso?



    "Essa foi de doer". Dói mais é ter tido cometido um pecado há décadas e sofrer consequências eternamente por ele: consequências espirituais, psicológicas etc.


    Tente outra vez, covarde.

    ResponderExcluir
  40. Ao anônimo de 9 de maio de 2012 12:59! Está complicado, né? Eu queria seguir o Mário Hastenreiter de Souza, mas uma breve pesquisa no google me fez saber que ele é/foi um pedófilo e adúltero. Poxa, está difícil.

    Aos que "defendem a ICM" são fracos na fé. Sinceramente.
    Agora defender as doutrinas BÍBLICAS que vê-se na icm é outra história.

    Além do mais, mais vale é a obra que o Espírito faz na vida do crente e realiza no meio do seu povo do que uma simples denominação ou placa de igreja.


    Não tente desconversar, Mário Hastenreiter (homem puro e íntegro) ! Ocupe-se com seu blog. Volte para o lamaçal.

    ResponderExcluir
  41. Vamos ver se você se dará por satisfeito com o pronunciamento do Ministério Público.

    ResponderExcluir
  42. Amém!

    Aguardo isso mesmo.

    Em nome do Senhor Jesus os culpados serão SE POSSÍVEL presos.

    Tenho plena convicção de que o Senhor continuará operando no meio do seu povo.

    Fora os LADRÕES! Fora os VENDILHÕES no templo! Fora os LOBOS CRUÉIS.

    Faltam 30 dias, correto?

    Aguardo ansioso também. Porém, antes disso aguardo a volta do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  43. mas uma questão recorrente entre o povo do CV e orkuteiros, é pq o Senhor não mostrou o que estava acontecendo... o problema é que o Senhor mostrava sim dificuldades no PES, mas os dons simplesmente eram descartados. Desobedeceram, ignoraram a voz do Senhor... deu no que deu. Lembrem-se orkuteiros e blogueiros velozes, NÃO foi o guru de vc's que deu causa a isso, Não foram as comunidades onde vc's vomitam ataques a ICM que ocasionaram essa situação, foi o PROPRIO PES que, ignorando a voz do Senhor, permitiu que homens sem temor (ou o proprio PES) levassem uma instituição seria a uma situação, no minimo, constrangedora. Agora esses homens pagam por sua desobediencia e sua prepotencia. Na minha visão dos fatos, todos nos devemos orar para que o Senhor faça sua justiça, doa a quem doer... se desprezaram a verdade das revelações, agora irão encarar a verdade das instituições.

    ResponderExcluir
  44. Sobre o anônimo que postou comentário do Danilo Fernandes (Genizah Virtual, gostaria de dizer que aquele site é parcial e traz críticas virulentas contra a igreja maranata e as denominações pentecostais em geral.

    Quem age assim, não tem credibilidade ou legitimidade para criticar.

    o "ficha limpa" religioso, se realizado pelo Espírito Santo, utilizado os mandamentos de Jesus Cristo, condenaria o Genizah Virtual à pior das penas.

    Ao anônimo que postou acima, se você acha que existe verdade nas instituições, devo dizer que o seu pensamento, típico de colegiais inexperientes, românticos e contrários à sã doutrina, que diz que o mundo jaz no maligno, ofende a verdade bíblica.

    ResponderExcluir
  45. Ficha limpa religioso é uma farsa, um completo descalabro, uma idiotice sem tamanho.

    Denominações religiosas não são órgãos, nem empresas públicas. Pastores não são equiparados a funcionários públicos. Denominações religiosas são entidades civis, e como tal, pastores e administradores podem receber retribuição financeira em função das suas atividades. Digno é o obreiro do seu trabalho.

    As ofertas devem ser geridas com responsabilidade, claro, e isso foi sempre feito. Se desvios existem, há mecanismos de correção, e existem em qualquer instituição, seja comercial, civil ou outras, não é o caso de transformar em escândalo como foi feito. Quem agiu assim pode esperar a cobrança do Senhor.

    Portanto, não se trate o caso como algo além de desvios de recursos. São ofertas do povo de Deus, que não espera retribuição financeira humana. São ofertas à casa do Senhor, que tem por finalidade suprir as necessidades da igreja e do seu crescimento. Podem suprir também as necessidades dos pastores, é bíblico e está de acordo com a lei secular.

    O que se vê aqui são inimigos da igreja cristã maranata dando uma conotação de instituição pública a uma instituição privada, no mas escabroso mau testemunho.

    O rancoroso usa fakes aqui porque ele sabe que não é bem vindo. Ele não é bem vindo porque não respeita opiniões contrárias à sua nem da sua gangue. Simplesmente não são cristãos.

    ResponderExcluir
  46. Ficha limpa religioso é uma farsa, um completo descalabro, uma idiotice sem tamanho.

    Denominações religiosas não são órgãos, nem empresas públicas. Pastores não são equiparados a funcionários públicos. Denominações religiosas são entidades civis, e como tal, pastores e administradores podem receber retribuição financeira em função das suas atividades. Digno é o obreiro do seu trabalho.

    As ofertas devem ser geridas com responsabilidade, claro, e isso foi sempre feito. Se desvios existem, há mecanismos de correção, e existem em qualquer instituição, seja comercial, civil ou outras, não é o caso de transformar em escândalo como foi feito. Quem agiu assim pode esperar a cobrança do Senhor.

    Portanto, não se trate o caso como algo além de desvios de recursos. São ofertas do povo de Deus, que não espera retribuição financeira humana. São ofertas à casa do Senhor, que tem por finalidade suprir as necessidades da igreja e do seu crescimento. Podem suprir também as necessidades dos pastores, é bíblico e está de acordo com a lei secular.

    O que se vê aqui são inimigos da igreja cristã maranata dando uma conotação de instituição pública a uma instituição privada, no mas escabroso mau testemunho.

    O rancoroso usa fakes aqui porque ele sabe que não é bem vindo. Ele não é bem vindo porque não respeita opiniões contrárias à sua nem da sua gangue. Simplesmente não são cristãos.

    ResponderExcluir
  47. O CV maligno e sua quadrilha é que faz cobrnças ao ministério público, quando deveriam estar cuidando da sua vida espiritual, que está uma podridão só. Basta ler os posts e comentários no blog do maligno para ter certeza do que falo.

    APDS

    ResponderExcluir
  48. Concordo plenamente.

    Eles é quem ficam cobrando o MP. Isso já ficou claro em outros post's.

    Deixem a gangue do Fast Rider pra lá.

    Aquela velha questão: se for de Deus, prosperará.

    Aguardemos.

    Sem mais, meretíssimo.

    ResponderExcluir
  49. Calma la irmão(s) de 15:29 e 15:39. a coisa não é tão simples assim. Houve, de fato, irregularidades na administração da igreja. A investigação é legitima, e esta fundamentada em prova documental. Temos que parar com essa ideia de que os órgãos de investigação são perseguidores e tal, não meus irmãos, isso não é certo. devemos sim, orar para que o Senhor faça a sua justiça, e se isso significar o afastamento de pastores (que ate então muitos consideram, ou consideravam íntegros) que eles sejam afastados então. Lembrem-se que o único insubstituível em nosso meio é Jesus, o resto é pó. Eu amo o Senhor, amo a ICM (não devemos nunca ter vergonha de dizer que amamos nossa igreja) e nunca pensei em sair, pois aqui o Senhor tem falado comigo (e se aqui ele fala comigo, pq eu sairia?) mas não se pode admitir corrupção na cúpula da igreja, oremos pois que seja feita a justiça devida.
    assino abaixo.
    Elizangela Porto
    Eliz_pj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Concordo com a anônima acima.

    ResponderExcluir
  51. "O que acontece é que é bem mais fácil fácil ficar sentadinho no banco esperando a msg lida e explicada pelos pastores e irmãos de frente. Responder as perguntas e debate-las com os irmãos, como é proposto no satélite é algo que na nossa cultura-- formação social e cultural brasileira-- não é aprazível. Talvez seja essa a explicação pelo descontentamento de muitos..."
    Meu irmão, não me faça rir desse seu comentário...responder esse tipo de perguntinha "bobinha"...que proveito isso tem trazido a você? Por que a mim, nenhum!!
    Pois te falo com toda sinceridade: Sinto fome e sede da Palavra viva do Senhor, eu e muitos que me rodeiam. Será que estamos todos doentes espiritualmente?!! Querido, Pastor é pra pregar a Palavra, acorda!!
    O que vejo é o PES tentando tirar a autoridade dos pastores locais, e diga-se de passagem, muitos deles com muita unção pra pregar o que vem do Espírito Santo e não o que vem da ditadura.
    Ovelha precisa de alimento!
    APDSJ

    ResponderExcluir
  52. Irmãos, precisamos concordar com o anônimo de 9 de maio de 2012 18:57.

    Como eu já disse: o satélite é uma benção. Porém/contudo/todavia/no entanto ele chegou a exaustão.

    Temos pastores MARAVILHOSOS, cheios do Espírito de Deus, que têm autoridade e capacidade do Senhor para transmitir a Palavra, a Doutrina, o Alimento etc.

    O que temos viste, SEM HIPOCRISIA, é que algumas vezes eles se tornam marionete. Ora, o satélite é uma benção SIM! Mas, contudo, porém: deveria ser FACULTADO.

    A igreja tem necessidades locais. Ex: novos convertidos (precisam de doutrina e assistência); igreja com "enfermidade do corpo" (precisa de cuidados diversos); igreja com irmãos sem sabedoria a certa dos dons espirituais (faz-se uma EBD explicando os dons) etc.

    Há situações e situações.

    Eu, por exemplo, estava passando por várias dificuldades. Eu queria ir ao culto para o Senhor falar diretamente comigo através dos dons, da Palavra, de uma assistência por parte do pastor etc. Mas o que acontecia?
    Eu chegava na igreja e ligava-se o satélite para transmitir as RESPOSTAS que outrora havia sido feito. Isso era o cúmulo.

    Hoje em dia eu já peguei esse ritmo! Está maravilhoso acompanhar todas as perguntas: jovens/obreiros; culto no lar/reunião de senhoras; EBD.

    Quem já vem acompanhando essa dinâmica é uma bênção, porém, quando não está-se acompanhando torna-se chato: por isso dizem que é chatélite.

    Agora convenhamos os benefícios:
    1- Unidade da doutrina
    2- Velocidade da transmissão da doutrina.
    3- Dinâmica que ESTIMULA o estudo da Palavra. Leia-se: ESTIMULA.
    4- Proporcionou experiências ímpares com a revelação na Palavra etc.

    "Malefícios":
    1- Imposição ao invés de faculdade.
    2- Alto probabilidade de fazer marionetes.
    3- Muitas vezes é repetitivo e temas "batidos".
    4- Eficácia questionada quanto ao aprendizado de ALGUNS.


    Enfim, sem hipocrisia, se me perguntassem sobre o satélite eu diria: PODE continuar, desde que a IGREJA LOCAL concorde e aceite que assim o seja e/OU que o pastor LOCAL decida se usará ou não este meio eletrônico.

    Digo mais: isso até inferioriza o pastor SÉRIO E COMPROMETIDO. Sabem porque? Tem coisas que não é razoável falar-se em um culto público, pois o TEOR pode soar estranho ao ouvido do visitante. Logo, faz-se necessário uma EBD de qualidade.
    Aí o pastor SÉRIO E COMPROMETIDO, que ESTUDA a Palavra de Deus com veemência, fica desejando ardentemente transmitir aquilo que aprendeu DO e COM o Senhor; porém, este direito lhe é tirado com a pregação de um pastor via satélite.

    A questão é a imposição.

    Outra coisa que havia levantado questionamento: sugestão de mensagem VS imposição de mensagem.

    Por vezes vejo irmãos levando A MESMA mensagem a semana inteira, CHEGA A ENJOAR, só porque está dentro da orientação pois veio do Satélite/PES.

    Aí já é demais, concordam?
    O irmão faz jejum, madruga, busca a Palavra, o Senhor dá textos e mensagens maravilhosas, mas o servo não pode pregar no culto pois tem de obedecer as "sugestões".

    Enfim, tentei ser justo.

    O irmão dono deste blog sabe muito bem que escrevo aqui com certa recorrência, basta analisar meu IP. Sabe muito bem que não sou da turma do Mário Hastenreiter de Souza e sua Gangue.

    A paz do Senhor Jesus a todos!
    Fiquem com o Senhor.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo 9 de maio 11:22, você está muito enganado eu nada tenho com o cv, aliás já cheguei a ler o que ele posta e detestei,destila ódio não só pela liderança mas por todos nós que somos da ICM.Acho que ele é doente.O que escrevi foi o desabafo de alguém ama e sempre amou essa igreja e que não quer sair, mas sim ver mudanças. E pelas outras postagens vejo que esse não é um desejo só meu. Fiquei muito feliz de saber que não estou sozinha em minhas orações. Irmãos vamos orar para que a justiça divina seja feita doa a quem doer como disse um anônimo acima. Sempre amei as mensagens do meu pastor, mas está cada vez mais raro poder ouvir, principalmente porque ele patoreia outras igrejas e tem que pregar as mensagens "sugeridas". APDSJ a todos.

    ResponderExcluir
  54. Fiquei ouvindo o Pr. Gilson falar que em nosso meio existem os catedráticos, os bem informados e os que querem aprender, são humildes. O ensino do satélite tem a função de nivelar.

    Ora, parece que excluíram o apóstolo Paulo, pois ele era catedrático. São essas coisas que não podemos engolir.

    A igreja precisa de demonstração de Espírito e poder, e isso o satélite não pode oferecer. A EBD, como era antigamente, era melhor, não há dúvidas.

    Outra coisa, se procurassem uma forma de usar mal o satélite, não encontrariam uma pior que a atual. O satélite é apenas uma tecnologia à nossa disposição, o mau uso é que é o problema. Qualquer professor com um mínimo de didática condenaria veementemente esse ensino que não serve para nada.

    ResponderExcluir
  55. Congrego na ICM há 10 anos e comecei a notar situações contrárias a vontade de Deus, mas guardei somente comigo esses pensamentos.

    Porém de uns tempos pra cá, especificamente depois dos escandalos no PES, tomei consciencia de que a ICM é uma igreja como as outras, não é só ela a Obra de Deus.

    Acredito que os irmaos ao lerem o que estou dizendo, pensam que eu sai da ICM ou estou querendo sair, pelo contrario. Não quero que as coisas continuem como estão. A IGREJA PRECISA MUDAR A ATITUDE.
    Com o surgimento destes escandalos, posso dizer que Deus nos concede um momento unico para tentarmos mudanças.
    Fiquei triste com a resposta do PES aos irmãos acerca do que tem ocorrido, acredito que muitos nem sabem o que esta acontecendo de fato e por isso continuam como mudas em suas igrejas, pois nada se pode questionar...

    Nós como servos de Cristo, não devemos ficar calados e continuar vivendo uma hipocrisia, pelo contrário, devemos questionar, analisar e comprovar tudo que nos é dito, tudo que é feito, pois como disse, a nossa igreja é como as demais e por isso nao são todas as orientações que provem de Deus, pois se pensarmos assim, abriremos margem para que o homem cresca e começe a governar as nossas vidas ditando orientações(se é que já nao está fazendo assim), nos ditando tudo, como se fossemos realmente "bonecos da obra", é ai que está o perigo!

    Amados, temos mesmo que agir, cobrar esclarecimentos do PES, para que todos os irmãos tomem ciência e não mais vivam crendo que a ICM é a "obra perfeita". A nossa igreja é boa, mas podia ser muito melhor se a partir de agora mudassemos este entendimento de exclusividade implicita, para agora abraçarmos a humildade, sermos mais "racionais". Inclusive o argumento de que temos que nos abster da razão é errado, é uma forma de dominar os fracos, a expressão deveria ser livrarmos dos nossos "conceitos humanos".

    Concernente aos muitos erros que eu vejo, o que mais me deixa incomodado é sobre o uso da TEOLOGIA. Muito se fala que ela não servem para aplicaçao espiritual. Até pouco tempo atrás se pregava que ela nós distanciava de Deus e que até mesmo era pecado. Isso é contraditorio, pois o que mais fazemos é usar de metodos de teologia, tais como exegese, homiletica, simbologia biblica dentre outros. E isto se realiza nos estudos do maanaim e até mesmo nas pregações da igreja. Interessante é que os obreiros que dizem que a teologia é pecado, usam e abusam dela sem saberem. É bem provavel que alguns professores que ensinam nos seminarios, fizeram cursos de teologia.

    Outros erros são:

    "aquele que sai da ICM é caido" - A salvação nao é só na nossa igreja, há muitos cristãos de outros denominações cheios do ES.

    "Nao se pode nem mesmo cumprimentar aqueles que sairam" - Não é esse o ensinamento do Senhor Jesus para as nossas vidas e sim temos que amar a todos.

    "Reuniões excessivas de todo o tipo e em todo tempo" - é uma forma da pessoa ficar presa na igreja e não fazer mais nada na igreja, inclusive estar com a familia...

    Enfim, me excedi um pouco no meu comentário, mas foi uma forma de desabafar com quem aparentemente pensa como eu.

    Quero que a ICM volte a ser o que era, uma igreja espiritual, também quero que os nossos irmãos "acordem do mal" e começem a usar a agir de forma sábia e passem a nao aceitar tudo o que vem de cima como se tudo fosse do Senhor.

    Repetindo o que disse, amo a ICM e nunca desejei sair dela e nem quero isso, pois apenas fugir da dificuldade não resolve, em outro lugar eu poderei encontrar os mesmos problemas. O que quero é aproveitar o momento para mudarmos a situação e vivermos ainda mais o evangelho genuíno.
    APDSJ

    ResponderExcluir
  56. Ao anônimo de 9 de maio de 2012 às 15:29.

    Você ao menos leu o artigo e falou bobagens sem parar. O Genizah nunca falou mal da ICM, até que veio à tona os escândalos ora vivenciados.

    E outra: o Genizah possui em seu quadro de blogueiros alguns irmãos pentecostais (entre eles Gutierrez Fernandes, do Teologia Pentecostal"). Embora discorde de algumas postagens, vê-se claramente que o site condena as manifestações neopentecostais que não possuem congruência bíblica.

    Não fale daquilo que não sabe!

    E tem mais: sei muito bem que o obreiro é digno de seu salário (1 Tim. 5:18). O que não pode ser feito são ajudas sem o consentimento e anuência da Igreja.

    Obs: Não me delongarei em debater sobre a transparência nas contas da igreja, pois observa-se que você ao menos sabe o que é isso, ao negar sua eficácia.

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  57. Ao anônimo de 09 de maio de 2012 15:29:

    Veja o que diz o texto bíblico: "Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal". Romanos 13:3-4

    O texto utilizado por você, afirmando que o mundo jaz no maligno (1 João 5:19), nada fala a respeito do assunto em questão.

    Estude as Escrituras e depois venha conversar. Deixe de ser menino na fé!

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  58. Ao colega acima,
    Genizah é ruim de qualidade do ponto de vista jornalístico ( texto mal elaborado, afirmações evasivas, textos superficiais, não colocam as controvérsias, ou seja, tudo aquilo que deveria ser respeitado por qualquer veículo que procura pela "verdade",objetidade", clareza...."
    Ademais, a Genizah tem um "articulista", "colunista", ex-membro da ICM que escreveu um testículo profundamente arrogante e com ideias generalizantes. escreveu as verborrágias p/ o "povo" destilar o veneno nos comentários.
    Eu nou sou o anônimo a quem vc se refere, mas sugiro a vc ponderação e menos arrogãncia.

    ResponderExcluir
  59. Desculpe a intromissão, amado irmão ai de cima... mas não seria "teXtículo"???

    ResponderExcluir
  60. Fabio vc disse tudo! Concordo plenamente com vc.Só abri meus olhos depois dos escândalos, mas a muito tempo muita coisa tem me incomodado.E assim como nós sei que têm muitos outros irmãos que estão tristes e insatisfeitos com tudo que está acontecendo,mas tem medo de expressar suas opiniôes e de fazer questionamentos, porque acham que se forem contra as ordens do PES estão indo contra Deus.

    ResponderExcluir
  61. Não é textículo??? e sim testítulo, faltaram as aspas. Tem que ter muito saco p/ aguentar as verborrágias...

    ResponderExcluir
  62. Ao irmão das 10:19:

    O que foi afirmado pelo "ex-maranata" em um artigo do Genizah foge à realidade? Seja sincero, irmão... Só porque falaram "mal" da ICM você se doeu? Sou da ICM e não fiquei dodói, pois antes de ser da Maranata, sou da Igreja de Cristo (invisível e adenominacional).

    Além disso, o blog possui um caráter bem informal, mas apresenta inúmeros artigos teologicamente impecáveis. Como disse: não concordo com tudo o que postam, mas a discordância de minha parte não tira o crédito do blog.

    Além do mais, a estratégia de tentar derrubar os argumentos alheios através da ridicularização pessoal é antiga e ultrapassada, irmão.

    Pense nisso.

    ResponderExcluir
  63. Não confunda falar mal com críticas. As críticas devem ser respeitas e debatidas,mas o argumento que vc colocou acima que tá ultrapassado "derrubar os argumentos alheios por meio da ridicularição pessoal", é o recurso linguístico mais usados por pessoas ( digo, algumas pessoas-- não generalizo) que procuram negar o seu passado em uma determinada instituição ( não só ICM, mas ex-batista, ex-adventistas...). Agora, não seja ingênio, o espaço da comunicação de massa é arena de disputa, de relação de poder, onde o discuso é sempre carregado de simbolismo.
    pense nisso

    ResponderExcluir
  64. Irmão,

    As críticas nunca foram bem-vindas na nossa denominação, mesmo as provenientes de pessoas idôneas, cuja conduta ilibada e passado imaculado servem de testemunho de vida. Isso é FATO. Testemunhei inúmeras vezes em que um questionador foi rotulado de "desarrumado" e jargões similares, mesmo diante de ponderações bíblicas e teológicas insofismáveis.

    Nosso passado de "críticos" da "religião" e da "tradição" nos condena. Por quantas vezes os pastores de nossa denominação não generalizaram nas críticas aos nossos amados irmãos de outras denominações protestantes (SIM, são nossos irmãos!) nos púlpitos dos Maanains?! INÚMERAS VEZES! E o pior: ridicularizações baratas "aplaudidas" por imensas gargalhadas da membresia. Trocando em miúdos: nosso telhado (que sempre foi de vidro) está quebrado e sujo. Agora temos que suportar a "réplica" bem caladinhos, colocar a boca no pó e clamar por misericórdia e perdão ao Senhor pelas injustiças e impropérios que cometemos. Precisamos rever nossos conceitos URGENTEMENTE.

    Quanto ao suposto passado de alguns, prefiro não entrar neste mérito. O meu era vergonhoso, até encontrar-me com meu Salvador, que me ofereceu perdão e amor, lançando os meus pecados no mar do esquecimento. Pensando assim, evito cometer a falácia de julgar a pessoa ao invés de rebater seu argumento.

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  65. Sim companheiro, concordo contigo.
    Não podemos é generalizar e colocar todos no mesmo saco. Nos seminários já presencie o que vc disse, mas na minha igreja ( pelo menos na minha) nunca presencie ninguém usando o púlpito p/ denegrir outras igrejas.
    Na minha igreja o pastor ( e os que passaram por ela) convidam os irmãos de outras igrejas a tomar ceia conosco;na minha igreja os irmãos de outras denominações evangélicas não precisam de ser batizados novamente.
    Não aprecio quando falam mal de determinado igreja, mas acho vexatório e lastimável usar meios de comunicação de massa p/ acusar e setenciar.
    Posições bíblicas e teológicas insofismáveis é uma perspectiva subjetiva que reforça o discurso do "políticamente perfeito" e não abre espaço p/ o debate saudável.
    sola gratia

    ResponderExcluir
  66. Onde se Lê "Posições bíblicas e teológicas insofismáveis é uma perspectiva" leiam são pespectivas subjetivas que reforçam o discurso do "politicamente" e não abrem espaço p/ o debate o saudável.
    êta concordância!!

    Na pressa a gente estrangula o português kkk

    ResponderExcluir
  67. Mais uma arbitrariedade por parte do Cavaleiro Vencido. Eu parei por aqui, já está mais do que demonstrado que ele é anti-democrático MESMO.

    Contextualizando: recorrentemente eu fazia comentários para refutar sua pessoa e principalmente seus argumentos. Ele NÃO publicava (tenho cópias do que escrevi).

    No entanto, uma ideia me veio à tona: vou escrever algo que é de seu interesse. Vou me passar de "icemita" bobo.
    Aí escrevi propositalmente um comentário o convidando para fazer parte de uma igreja, e assinei com Mário MoraIs: com a letra I (para não caracterizar o Dr. Mário M. com E).

    Aí, como era de se esperar, o CV Hastenreiter usou de suas atribuições e fez o seu "joguete" no site dele. Ao que acabo de responder ora transcrito:

    O seu comentário está aguardando moderação.

    10 de maio de 2012 às 15:13
    Vamos ao que interessa.
    1- O nome do honrado advogado que pensas que citei, chama-se Mário Luiz de MoarEs. Com E.
    2- O nome que citei de forma irônica e proposital foi Mário Morais. Com I.
    3- O e-mail fornecido por mim INEXISTE.
    4- O número de celular fornecido por mim INEXISTE.
    5- O e-mail oficial do Dr. Mário Luiz de Moraes encontra-se no site dele. Procure.
    6- O número para contato do Dr. Mário Luiz de Moraes encontra-se no site dele. Procure.
    Você quer dar tanto uma de esperto, não é verdade? Caiu em mais uma ísca.SÓ PUBLICA o que te interessa.
    Agora já criaram invençoes acerca do Mário Moraes. Cuitado desde homem de Deus.
    O Pr. Mário Moraes, que é uma bênção e homem de Deus, saiu por livre convicções: bíblicas, teológicas e moraIs. Divergente de certos “pastores” que saíram por cometer pecados grosseiros.
    Pode publicar meu IP. Digo mais: peça ao Mário Moraes ir à delegaci. Depois, fazer representação ao MP. Depois, entrarão em contato com as empresas prestadores de serviços. Depois, pedir autorização judicial para quebra de sigilo de IP. Depois, vou achar o dono da Lan House. Depois, ao procurar o dono, perceberão que aqui não possue câmera de vídeo e nem se exige identidade para usar os computadores. Vai ser difícil me achar, mas, caso achem, vou fazer a simples alegação:
    1- Não me passei por Mário MoraEs; escrevi propositalmente Mário MoraIs.
    2- Não escrevi seu nome completo.
    3- Não escrevi RG/CPF/OAB.
    4- Utilizei e-mails inexistentes, número de telefone inexistente.
    E agora, Dr. Mário Hastenreiter? Qual seria a solução?
    Você caiu em mais uma prova contra você mesmo. Você é arbitrário e anti-democrático. Há dias venho expondo meus argumentos SEM ofender e SEM caluniar; mas você não publica.
    No entanto, quando eu fiz isso(propositalmente), NA MESMA HORA você postou, se passando de puritano.
    Resta provado uma coisa: você é anormal.
    PAREI.

    ResponderExcluir
  68. Irmão,

    Quando afirmei a respeito de "posições bíblicas e teológicas insofismáveis" quis fazer alusão àqueles que foram repreendidos por questionarem e apresentarem suas convicções bíblicas sem ao menos serem refutados, desrespeitando o princípio do debate saudável entre irmãos. Não me aludi à verdade absoluta, de forma alguma.

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  69. Ok,
    paremos por aqui, então?!
    Entendidos.
    ´sola gratia

    ResponderExcluir
  70. Ola
    Se os irmãos que postam comentários aqui passassem a deixar o anonimato, seria melhor até mesmo pra entendermos quem está dizendo.

    " é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" Art. 5º, IV CF

    ResponderExcluir
  71. quando abrir a postagem com o ID do face, ai sim, mas ate la, deixo meu nome.
    Elizangela Porto, serva de Deus, que congrega em JC 5

    ResponderExcluir
  72. Oi Fábio,
    Acho que a proposta nossa aqui é debatermos ideias, refletirmos sobre determinados assuntos e defendermos a nossa fé.
    manter-se anônimo ou não, p/ mim é secundário.

    ResponderExcluir
  73. Prezados irmãos, o formato das ebds é de Estudo Dirigido. A finalidade é levar a igreja pesquisar o assunto para ser o agente de seu próprio aprendizado, levando o crente a manusear a palavra. Aqueles que tem aplicado em suas vidas tem gostado muito deste formato.
    Uma coisa é criticar aquilo que está sendo aplicado e não está funcionando bem. Outra coisa é criticar aquilo que não está sendo colocado em prática.
    Eu também gosto muito de sentar, louvar ao Senhor e receber o alimento pronto.
    O Paul Washer utiliza o estudo dirigido como ferramenta didática para o estudo da palavra.
    A temporada de críticas a ICM está aberta após as falhas administrativas que estão sendo investigadas. Quem tem responsabi lidade no ilícito vai responder civilmente e criminalmente, do menor ao maior funcionário do PES.
    Tudo agora é motivo para críticas.
    Tem um ditado popular , lá em Goias que diz assim: "O problema do urubu é pensar que o boi está morto".
    : "Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal". Romanos 13:3-4

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  74. Companheiro,
    comungo com as sua ideias.
    Há 15 anos sou da igreja. Tenho crescido muito com os estudos. Alguns são "chatos" em razão das perguntas serem mal elaboradas, mas o conhecimento por aqueles que têm estudado, debatido e compartilhado com os irmãos tem sido graticante.
    Sugiro que todos leiam e reflitam sobre os questionamentos usando a Palavra como fonte de inspiração da revelação, contextualizando com os tratados filosóficos e historiográficos. As bibliografias são muitas.
    abraço

    ResponderExcluir
  75. o pastor marcos (Jardim Camburi 1) desligou-se da ICM. Homem serio e honrado, é um verdadeiro servo de Deus.

    ResponderExcluir
  76. E aí? Glórias a Deus.

    Que sirva ao Senhor com alegria onde quer que esteja.

    Louvado seja o Senhor.

    ResponderExcluir
  77. A grande maioria das perguntas são mal elaborados. Enfim, as EBD, depois do satélite, ficaram péssimas!! A única coisa que o satélite trouxe pra igreja foi frieza espiritual e "engessamento". O que se fez com as reuniõs de senhoras é lamentável!!
    Deus tenha misericórdia de nós!!
    À propósito, hj não houve satélite na minha igreja. Foi bênção pura!!
    APDSJ

    ResponderExcluir
  78. Hoje teve satélite na minha, e também foi benção pura.

    Foi maravilhoso demais porque obtivemos as mesmas "respostas".

    Na nossa igreja, a questão das sugestões são DE FATO sugestões. Lá não há imposições (diferentemente de algumas).

    Enfim, que o Senhor NOS abençoe.

    ResponderExcluir
  79. Senhor, tenha misericordia de nós!
    Dê muita sabedoria à liderança para que, "verdadeiramente," o uso do satélite não seja uma imposição, mas uma opção.
    Usem o satélite para trazer mensagens profundas.
    Por onde anda nosso amado pastor Fernando Ataíde? E o pastor Diniz? Estes são apenas alguns exemplos de homens que podem ser usados no satélite, certamente, há muitos outros que possuem expereiência e conhecimento da Palavra de DEUS e quando pregam trazem alimento vivo à toda igreja.
    Quanto às "perguntinhas"...sem comentários.
    APDSJ

    ResponderExcluir
  80. A EBD foi uma benção. O Pr da minha igreja não ligou o satélite desta vez. As perguntas foram excelentes. A área de Campinas-SP respondeu muito bem. O PES já informou que o uso do satélite na EBD é opcional. O Pr. da minha igreja tem aproveitado os assuntos e aplicado as necessidades da igreja , a igreja tem participado e por vezes liga o satélite para compartilharmos das respostas de outras áreas que são selecionadas pelo PES para serem transmitidas.
    Quanto a crítica :"Aquelas perguntinhas" , isto não é crítica, não acrescenta e não contribui em nada. O Pr Gilson sempre pede contribuição dos irmãos. Inclusive é admirável a dedicação deste pr neste trabalho. Qualquer um aqui pode e deve contribuir para melhoria das perguntas se julgar necessário. Existem assuntos que são mais palpitantes que outros em uma primeira análise. Toda a palavra é útil e proveitosa. E a contribuição daqueles que tem posto em prática este formato de estudo dirigido tem sido proveitosa. Lembrando que o formato das ebds, é de Estudo Dirigido. As perguntas servem para iniciar o assunto e desenvolvê-lo dentro do objetivo proposto. O resultado do estudo dos irmãos é o que importa.
    A Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  81. Quais os efeitos que ese escandalo terá sobre a ICM? firará mais "madura"?, permanecará a mesma coisa?
    claro que não podemos prever, todas essas respostas estão no campo da conjectura... mas o que os irmãos pensa, a respeito??

    ResponderExcluir
  82. Conheço muitos irmão que não frequentam mais as EBDS por causa do satélite. Infelizmente as críticas nunca foram bem-vindas à nossa denominação. Ainda tenho esperança que algo mude e uma delas é ver o pastor da minha igreja pregando todos os domingos pela manhã, porque ele, melhor do que o PES, sabe qual a necessidade da igreja.
    Paro por aqui,
    APDSJ

    ResponderExcluir
  83. Penso que quem está firme no Senhor, se fortalecerá ainda mais. Nada pode nos separar do amor de Deus, muito menos escândalos que podem acontecer em qualquer denominação. Nossa fé deve está firmada em Jesus e em mais ninguém.
    Quanto às mudanças, devemos orar e lutar por elas. Esse site é um espaço onde podemos escrever sobre as mudanças que desejamos ver.
    Quanto as denúncias, cabe à igreja apenas orar e esperar, todas as providências já foram tomadas. Há muitos pra "jogar pedras", "apontar erros", não quero ser mais um!
    Prefiro orar, sei que sirvo a um Deus compassivo e misericordioso!

    ResponderExcluir
  84. Acredito que dificilmente as coisas mudarão, porque não vi até agora nenhuma ação por parte da liderança que me faça acreditar nisto.Se a imprensa não tivesse divulgado não saberíamos até hoje o que está acontecendo, pois as reuniões que fizeram para esclarecimentos nada esclareceram, era um blá blá blá, que nada dizia.Fiquei imensamente decepcionada com o descaso com todos os membros, e a fala do presidente de que não precisávamos ler o que havia sido divulgado porque as providências já estavam sendo tomadas foi a gota dágua. Por acaso somos crianças de quem se esconde os problemas ou somos apenas bonecos manipuláveis sem direito a tirar nossas próprias conclusões. Acredito que esse foi e tem sido o motivo de tantos deixarem a maranata. E não os considero caidos, covardes, que não eram dos nossos. Eu também tenho orado para que toda verdade venha a tona porque Deus é realmente compassivo e misericordioso, mas também é justo. Realmente os escândalos acontecem em todo lugar, mas o problema não é o escândalo , mas a falta de transparência para com os membros.

    ResponderExcluir
  85. Hahaha.

    Olhem a postagem de um cavaleiro no blog do Maligno Hastenreiter: “Só volto pra icm se o novo presidente for o CV. Caso contrário, estou fora!”

    A ICM iria virar uma casa de prostituição! Misericórdia. Quais seriam as doutrinas? Vejamos:

    1- ódio
    2- rancor
    3- mágoa
    3- adultério
    4- pedofilia
    5- falso moralismo
    6- libertinagem
    7- gracinha

    Vish, a lista é grande. Votem CV para presidente, e faça da vida cristã um Caminho Largo que vai a perdição.

    Amém.

    ResponderExcluir
  86. Escola BBíblica Dominical-- Escola pressupõe troca de conhecimento, reflexão e sistematização da informação. Atividades e perguntas são fundamentais p/ o crecimento de todos. Os que reclamam da dinâmica de pergunta e resposta devem ser os mesmos que "malandram nas escolas e faculdades". Me desculpem pela franqueza. O perfil é fácil de ser identificado. Quem é prof. sabe do que falo.
    Ao companheiro acima,
    deixa o imundo Maligno Hastenreiter e seus seguidores pra lá. Não se preocupe com loucos
    abraços

    ResponderExcluir
  87. Anônimo das 18:15, me desculpe a sinceridade, mas acho que essas perguntinhas são ridículas, menosprezam a inteligência do povo de Deus.
    Há muitas aulas (estudos)que são ministradas no Maanaim que poderiam ser reprisadas nas igrejas pelos próprios pastores locais. Muitos irmãos não têm a oportunidade de ir a seminários.
    Isso é só uma sugestão, não estou nenhum pouco interessada em ser a dona da verdade.
    APDSJ

    ResponderExcluir
  88. "Acredito que dificilmente as coisas mudarão, porque não vi até agora nenhuma ação por parte da liderança que me faça acreditar nisto."
    Irmão, devemos ser agentes das mudanças que desejamos. Quais mudanças vc deseja:
    -liberdade de ir a cultos e se relacionar com outros irmãos? Faça isso, sinta-se livre pra isso.
    -Usos e costumes? Só o Espírito Santo tem autoridade para nos convencer do que devemos ou não usar, portanto, seja vc, não viva em função do julgamento alheio.
    Quanto a liderança meu irmão, devemos orar por eles, o MPE, MPF, PC, PF, RF todos estão investigando e sempre com a intenção de condenar.Penso que o pecado de Davi, não foi escondido justamente porque o Senhor quis nos ensinar que sempre haverá uma chance quando há arrependimento, e isso, só o Senhor sabe, pois só Ele é capaz de sondar o coração.
    Lembre-se, estamos em um Estado Democrático de Direito, o réu tem direito de se defender e não precisa produzir prova contra si mesmo.
    Quando se tem já tantos acusadores,não faço a mínima questão de ser mais um, tiremos as pedras das nossas mãos e oremos para que o Senhor tenha misericordia. Creio que Ele seja muito mais misericordioso do que justo, caso contrário, nem eu e nem vc estaríamos aqui.
    APDSJ

    ResponderExcluir
  89. continuando...
    quando falei de Davi, estava apenas querendo dizer que o homicídio e o adultério que ele cometeu, poderia não estar registrado na Palavra, mas, está, houve consequências? Com certeza, e muitas. Mas houve perdão e restauração é nisso que creio.
    APDSJ

    ResponderExcluir
  90. Ao amado irmão de 14 de maio de 2012 18:15h.

    Concordo com você. Se, numa EBD, fizermos a pergunta: quem resolveu as questões? Será que seria a maioria? Creio que não. O problema está realmente na preguiça de ALGUNS irmãos.

    Eu aprendi BASTANTE sobre os Estóicos e Epicureus, porque o Pr. Gilson falou? NÃO. Pela minha busca prévia.

    As perguntas podem até seres simples, mas ao estudar com seriedade, o aprendizado é gigante.

    Porque os publicanos eram odiados? Os sabidões que acham as perguntas simples, responda essa sem pesquisar.

    Na parábola do tesouro escondido, o Sr. Jesus não errou? Pois o homem vendeu tudo o que tinha para comprar o campo e, assim, se tornar dono do tesouro. Isso não é ilícito e anti-ético? Sabidões, respondam.

    Porque Jesus disse que seu jugo era suave e seu fardo leve?

    Porque Jesus (como homem) não poderia falar com a MULHER de SAMARIA? Explique historicamente.
    Vamos lá, sabidões, respondam SEM pesquisar.

    Outra hora posto as respostas. Sejam sinceros, não pesquisem.

    Amado, vou deixar o imundo Fast Rider de lado, prometo.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  91. Muito bem companheiro.
    O conhecimento vem do "compartilhar", "das trocas", "buscas", ou seja, deve exister uma interação entre o estudioso/ pesquisador com o seu objeto. A analogia que fiz serve p/ analisarmos o que estamos feito diante dessa dinâmica de aprendizado.
    Infelizmente, muitos estavam acostumados apenas a ficar sentado, estático, inerte. Estudar e pesquisar fizeram com que muitos saissem da zona de conforto, um dos motivos de alguns reclamões.
    sola gratia

    ResponderExcluir
  92. Por que será as escolas dominicais estão cada vez mais vazias?
    E as reuniões de senhoras?
    Não chamo isso de dinâmica meu irmão, chamo de estática.
    Não precisamos gostar tds das mesmas coisas. Faça uma pesquisa na sua igreja local e veja se os irmãos estão gostando dessa "dinâmica". Na minha igreja só ouço reclamações.
    Paro por aqui. Opinião por opinião, fico com a minha.
    A paz do Senhor

    ResponderExcluir
  93. Ah! Quanto à preguiça...esse é só mais um argumento de quem não tem argumento. Afinal de contas, a melhor defesa é sempre o ataque!
    Acho que os irmãos estão visitando muito o site do "outro". Cuidado com essas técnicas.
    Precisamos respeitar as opiniões que divergem das nossas, isso é educado.
    "Onde há visão, há divisão"
    Quem disse que todo mundo tem que ser igual e gostar das mesmas coisas?

    ResponderExcluir
  94. Falou tudo. Quando todo mundo pensa igualzinho eh pq ninguém esta pensando.

    A palavra chave eh respeito, e pra ter isso nem precisa ser crente, basta ser gente.

    APDS

    ResponderExcluir
  95. Eu respeito os outros, e muito.

    Mas tenho visto isso na minha igreja local. Como disse, ALGUNS (vocês sabem o que significa alguns? Você sabem o que o autor quer dizer quando enfatiza em caixa alta) sentem preguiça SIM.

    Visitando o blog do "outro", pra que? Ele já está morto espiritualmente, já está morto nos seus delitos e pecados. Dúvidas? Viste o blog dele e faça suas ponderações.

    Aliás, ninguém repondeu as questões, né? Preguiça de escrever? Preguiça de pesquisar?

    Se não, é desconhecimento mesmo. Aliás, perguntas "bobas" viu? Iii.. só resta uma afirmação: para ALGUNS, aqueles que buscam ao Senhor, aqueles que tem tido crescimento que a atual EBD, essa dinamica tem sido uma bênção. Repito, para alguns.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  96. Aliás, já temos a pergunta para obreiros, vejamos:

    A CARTA AOS GÁLATAS FALA PRINCIPALMENTE QUE A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA E NÃO PELASOBRAS DA LEI.

    É POSSÍVEL IDENTIFICAR ARGUMENTOS DOUTRINÁRIOS USADOS POR PAULO SOBRE ESTE ASSUNTO? COMENTE


    Alguns vão citar versículos X e Y, alguns, além de versículos X e Y vão falar sobre argumentos A e B.

    Outros, porém, vão PESQUISAR a realidade da Igreja da Galácia, analisar o que estava acontecendo lá, saber o porque de Paulo escrever para os gálatas, saber quais foram as circunstâncias que o levaram a escrever, saber qual a data da Carta, e, POR MIM, evidenciar porque Paulo falou tanto da Graça, e não da Lei. A partir disso, expor os argumentos doutrinários que Paulo utilizou para falar da Graça, aplicando tais argumentos teológicos doutrinários a nossos dias.

    Há vários tipos de irmãos. O problema não está na dinâmica, creio eu.

    Paz do Senhor. (desculpa se estou sendo mal educado.. só o que faltava).

    ResponderExcluir
  97. " Anônimo disse...
    Aliás, já temos a pergunta para obreiros, vejamos:

    A CARTA AOS GÁLATAS FALA PRINCIPALMENTE QUE A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA E NÃO PELASOBRAS DA LEI.

    É POSSÍVEL IDENTIFICAR ARGUMENTOS DOUTRINÁRIOS USADOS POR PAULO SOBRE ESTE ASSUNTO? COMENTE


    Alguns vão citar versículos X e Y, alguns, além de versículos X e Y vão falar sobre argumentos A e B.

    Outros, porém, vão PESQUISAR a realidade da Igreja da Galácia, analisar o que estava acontecendo lá, saber o porque de Paulo escrever para os gálatas, saber quais foram as circunstâncias que o levaram a escrever, saber qual a data da Carta, e, POR MIM, evidenciar porque Paulo falou tanto da Graça, e não da Lei. A partir disso, expor os argumentos doutrinários que Paulo utilizou para falar da Graça, aplicando tais argumentos teológicos doutrinários a nossos dias.

    Há vários tipos de irmãos. O problema não está na dinâmica, creio eu.

    Paz do Senhor. (desculpa se estou sendo mal educado.. só o que faltava)".
    Prezado Anônimo , concordo com suas palavras.
    Também tenho dito isto , o problema não está na dinâmica como você exemplificou. As pessoas confundem falta de educação com a verdade. Você não foi mal educado em momento algum. O problema é a crítica pela crítica irresponsável. Ninguém está acima de críticas , agora o que estão fazendo é uma covardia.
    Agradeço a ajuda para o estudo com as considerações sobre Paulo e a situação da igreja na Galácia.

    A Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  98. Vamos responder neste espaço democrático algumas "perguntinhas básicas" feita por um ardente defensor da telescola bíblica dominical:

    1º Pergunta
    "Porque os publicanos eram odiados? Os sabidões que acham as perguntas simples, responda essa sem pesquisar."
    Os Publicanos nada mais eram do que judeus a serviço do Império Romano. Era praxe deste império escolherem pessoas de dentro da comunidade para exercerem a função de coletor de impostos, pois estas conheciam profundamente o costume e a economia local. É claro que esse coletores de impostos eram tido como traidores, dai o fato de Zaqueu e Mateus serem mau vistos dentro da sociedade judaica.

    ResponderExcluir
  99. Falou, falou e não disse NADA. Perdão, irmão, mas você foi redundante.

    Além do mais, respondeu apenas uma das questões.

    Roma exigia que cada publicano coletasse uma determinada quantia de impostos/tributos. Tudo o que recebessem além disso, poderiam ficar com eles. Isso parece ilícito, certo? Fato é que o governo romano, a fim de manter os seus cobradores de impostos "alegres" e produtivos, apoiava-os em seus mais selvagens excessos e abusos. Os coletores de impostos tinham TODA a liberdade para exagerar nas cobranças (havia lei que previa isso) e "extorquir" o que bem pudessem dos seus patrícios.

    É POR ISSO que eles eram odiados, desprezados. Pois eles poderiam fazer boa soma de dinheiro em pouco tempo.

    Você falou e falou mas não disse nada.

    1°pergunta, nota 5,5. Hahaha. Brincadeira, irmão.

    Aguardo as próximas, sem pesquisa prévia, irmãos.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  100. Só sendo um pouco mais justo: você tem razão sim, na sua resposta. Mas não foi muito completa.

    Perdão os exageros. Eles eram traidores, sim! Eles "arrancavam" o dinheiro de seu próprio povo, mas eu quis enfatizar a questão de cobrar a mais.

    Você tem razão, sim. Não quis ser soberbo. Apenas sua resposta não foi completa.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  101. Parabéns aos Anônimos por esta disputa pedagógica saudável.
    Meu irmão se você tivesse tirado nota 1, o valor da sua participação quanto ao meu aprendizado foi nota 10. O irmão que te avaliou não foi soberbo e nem irônico no meu entender.
    Agradeço aos dois a oportunidade de aprendizagem que estão me proporcionando.
    Sugiro ao CV para fazer o Bem, que abra um espaço neste blog para respostas as perguntas da EBD. Será um bom serviço prestado aos obreiros.
    Fica a sugestão.
    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  102. Bem, acho que será produtivo, para mim está bom.

    Como vamos fazer? Qual o formato? Seria um post de discussão sobre o tema da semana?

    ResponderExcluir
  103. Gostei muito dos comentários, aprendemos um pouco sobre o sistema de perguntas e respostas. Acho que a EBD está aberta a aperfeiçoamentos.

    O comentário sobre Davi e o perdão de Deus foi maravilhoso. A discussão acerca dos publicanos foi enriquecedora. Muito bom.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  104. Irmão CVPFB, que bom que você se mostrou propício a esta nova empreitada haha.

    "Como vamos fazer? Qual o formato? Seria um post de discussão sobre o tema da semana?"

    Sim, irmão. Mas um pouco mais aprofundado, para não ter o que falarem.

    Como você mesmo disse, a EBD pode ser aperfeiçoada. Logo, porque esta mudança não pode começar conosco?

    Amanhã mesmo preparo um estudo relevante quanto ao TEMA da semana.

    Por ora, vou transcrever aqui a informação dada, por conseguinte a pergunta fornecida. Após isso, vou expor mais alguns elementos para extrairmos um ensino bíblico primoroso. Vamos fazer em caráter experimental.

    Meu "medo" é de isso soar mal aos olhos dos irmãos do PES, mas enfim: estamos fazendo para edificação.

    informação:
    A CARTA AOS GÁLATAS FALA PRINCIPALMENTE QUE A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA E NÃO PELAS OBRAS DA LEI.

    Questão:
    É POSSÍVEL IDENTIFICAR ARGUMENTOS DOUTRINÁRIOS USADOS POR PAULO SOBRE ESTE ASSUNTO? COMENTE.

    Acrescento:
    1-A carta de Paulo aos irmãos da Galácia FOI O PRIMEIRO livro escrito do novo testamento (49 d.C, aproximadamente).Portanto, o N.T não existia. Qual implicação isso por ter, em termos de conteúdo doutrinário?

    2- A Igreja da Galácia surgiu em qual viagem missionária do apóstolo Paulo?

    3- É evidente a doutrina da Graça salvadora no livro de Gálatas. O que estava ocorrendo nesta jovem igreja, para que o Espírito Santo inspirasse o apóstolo Paulo a escrever para estre grupo?

    4- Qual grupo de religiosos estavam inseridos na igreja da Galácia? Em que tipo de cristianismo (judaizado ou legalizado) eles se encaixavam?

    5- Qual implicação a Carta aos Gálatas acarreta sobre a Igreja de hoje?

    Os IRMÃOS/SERVOS podem contribuir. Espero que os seguidores do CV do mal não venham atrapalhar este espaço. Podem vim, desde que contribuam ou refutem BIBLICA e EDUCADAMENTE.

    Paz do Senhor, irmãos.

    ResponderExcluir
  105. Irmão, apenas expus as perguntas para serem usadas nos seus próximos posts. Apenas utilizei este espaço para divulgá-las. O irmão pode alterar tais perguntas. Aos outros irmãos, além de responder, contribuam com informações valiosas!

    Ninguém aqui respondeu minha pergunta, porque será? Não são fáceis? Ora, uma das perguntas VERSAVA sobre as aulas da CRIANÇAS. Eita.. crianças! Mas ninguém responde. Vamos lá.

    Eu havia perguntado: "Na parábola do tesouro escondido, o Sr. Jesus não errou? Pois o homem vendeu tudo o que tinha para comprar o campo e, assim, se tornar dono do tesouro. Isso não é ilícito e anti-ético?"

    Antes de tudo, a Revelação é maravilhosa. Porém, um pouco de letra e história bíblica não faz mal.

    Resposta:
    Irmãos, muitos têm deturpado o evangelho do Senhor Jesus. Querem encontrar defeito em tudo, querem achar brechas para apontar contradições.
    Muitos dizem criticam essa passagem, dizendo que Jesus foi anti-ético ao falar esta parábola.
    No entanto, sabemos que o Senhor Jesus, ao tentar expor verdades bíblicas ao homem, usava elementos que eram do seu próprio cotidiano, daquilo que era de seu próprio entendimento.

    Jesus sabia que era fato comum na Palestina que as pessoas escondessem valores em lugares secretos. Israel era uma terra de guerras. A história judaica está repleta de batalhas, cercos, e conquistas aos exércitos inimigos que chegavam para ROUBAR e SAQUEAR. Quando alguém tinha outo, prata, tesouros, coisas de valores, os proprietários judeus escondiam sob a terra, por causa dos destinos incertos da guerra.

    Legalmente falando, não faltou ética na postura do homem que achou o tesouro, escondeu e depois vendeu tudo o que tinha para comprar o campo. Pode parecer um contra senso, pois o tesouro não pertencia ao dono do campo? Não, irmãos. A lei RABÍNICA dizia que, se um homem encontrasse dinheiro, frutas, objetos valiosos seriam seus! A lei rabínica previa isso.
    Logo, quem descobrisse este tesouro, tinha o direito de ficar com ele.

    As atitudes deste homem, na verdade, compravam sua honestidade. Ele poderia ter achado o tesouro, pegado todo ou em parte, e ir embora. Muito pelo contrário. Foi, vendeu tudo o que tinha, para ter aquele tesouro para si.


    Espero a resposta das outras. Cadê os irmãos que criticam as perguntas? Pergunta para crianças, viu irmãos? Isso que falei foi só pesquisando, Pr. nenhum comentou isso.

    Enfim, o ensino bíblico é de que devemos vender TUDO e seguir a Jesus? Claro que não. O Senhor queria saber sobre negar a si próprio, se abnegar de tudo; renunciar a tudo e segui-lo. Dúvidas? Vide: o jovem rico + pérola de grande valor.

    Aliás, o tema para crianças dessa semana é sobre a pérola de grande valor. Tem muitos ensinos bíblicos implícitos nesta parábola. Assim que eu tiver a resposta da mulher samaritana (tema batido) eu escrevo sobre a pérola de grande valor.
    Lembrem-se: respondam sem pesquisar.

    (irmãos comprometidos, me perdoem!? Faço isso apenas como psicologia reversa para demonstrar a necessidade de pesquisar, estudar, buscar ao Senhor. Em que pese saber que tais perguntas são simples, muitos não sabem respondê-las no seu "básico" e ainda querem reclamar. Misericórdia. Só Jesus.)

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  106. Os irmãos não sabem meu IP, só o irmão dono do blog. Como tem muitos "anônimos", informo quais deles sou eu:

    14 de maio de 2012 21:20
    15 de maio de 2012 15:34
    15 de maio de 2012 16:57
    15 de maio de 2012 17:01
    15 de maio de 2012 23:32
    16 de maio de 2012 00:11

    Agora vou me intitular de Servo Devedor, para facilitar.

    No intuito de me preservar, pois alguém pode se passar por mim, conto com a colaboração do irmão dono do blog, pois só ele sabe meu IP.

    Ainda vou criar uma conta no blogger para ninguém se passar por mim.

    A partir de agora, sou o Servo Devedor

    ResponderExcluir
  107. Continuando as respostas da prova do mestre(sem consulta)
    2- 'Na parábola do tesouro escondido, o Sr. Jesus não errou? Pois o homem vendeu tudo o que tinha para comprar o campo e, assim, se tornar dono do tesouro. Isso não é ilícito e anti-ético? Sabidões, respondam.'
    Resposta: Não, Jesus não errou. O texto mencionado trata-se de uma parábola. Para uma boa exegese do texto precisamos definir questões básicas a saber: quem falou? Para quem falou? Quando e onde falou? Além de analisar todo o contexto social e cultural da época.
    Presumo que você saiba responder esses quesitos!
    Partindo desse pressuposto, vamos a exegese:
    Jesus falava diretamente e somente a judeus, um povo cuja cultura e religião caraterizava toda uma conduta particular. Os Judeus criam num Deus que lhes havia dado uma terra por herança, uma possessão.
    Pois bem, a "parábola do tesouro escondido" faz referência a um certo homem que achou um tesouro escondido num campo, e tendo encontrado, escondeu-o de novo, e foi, vendeu tudo o que tinha e comprou esse campo.
    Quem era esse homem? Certamente um judeu, que possuía uma herdade.
    Que campo é esse? Não se trata de uma possessão dada por herança, pois esta faz referencia ao judaísmo (lembre-se de Nabote).
    Este campo mencionado na parábola, a priori, não tem valor algum para um judeu, pois não se trata de uma herança dada por Deus (herança não se vendia). Entretanto, havia um grande tesouro escondido neste campo que o fazia ter grande valor.
    Por isso Jesus inicia a parábola da seguinte forma: "o Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo..."
    Aí está o grande segredo. A proposta de Jesus a este Judeu e consequentemente a nós também, é este modelo de salvação. Não é pelo valor de sua herança religiosa, nem seus valores econômicos ou pessoais que você encontra o Reino dos Céus, mas é descobrindo em um campo qualquer o tesouro escondido que nele existe. Assim é Jesus, sem valor algum para a tradição judaica mas para nós é a grande porta que se abriu para a eternidade. É o tesouro escondido.

    A paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  108. Depois continuamos ...

    ResponderExcluir
  109. Servo devedor, isto não vai soar mal aos olhos do PES, a EBD é democrática, outros irmãos de outras denominações participam também. As perguntas ficam a disposição na Rádio Trombetas.
    O formato é este mesmo. O CVPFB pode abrir em parelelo os assuntos e perguntas das EBDs para não sair do tema postado: "A Parábola do Grão de Mostarda" .
    Também voltei para o anonimato para não gerar oposições preconceituosas e utilização de identidade por outra pessoa.

    ResponderExcluir
  110. Irmãos,

    Creio que a interpretação dada pelo PES na parábola do tesouro escondido e da pérola de grande valor não coaduna com as melhores interpretações das Escrituras. Para introduzir o assunto, vejam os vídeos abaixo:

    Parábola do tesouro escondido: http://www.youtube.com/watch?v=_WvgTZQWWb4

    Parábola da pérola de grande valor: http://www.youtube.com/watch?v=2uLxAwhBz9c

    Esta interpretação acima é confirmada pelos reformadores e pelos comentaristas bíblicos mais respeitados da atualidade.

    Obs: Meu objetivo não é causar confusão, mas trazer à luz algumas incoerências da interpreteação fornecida pelo PES.

    ResponderExcluir
  111. Companheiro Pedro, não assisti ainda os vídeos -- o tempo conspira-- algumas msg têm caráter polissêmico. Um mesmo versículo pode ser pregado durante toda a semana com viés p/ atender a necessidade do dia. Ela não se esgota.
    Reformadores e comentaristas bíblicos mais respeitados, por quem???? Quem são os que elegeram mais importantes?? Essa lógica de legitimar alguns é uma construção de um sistema. Isso acontece na economia, na política...
    abraço

    ResponderExcluir
  112. Concordo com você acima, irmão de 16 de maio de 2012 10:03. É possível pregar várias mensagens no mesmo versículo, depende do rumo da mensagem que você quer tomar.

    Ao Pedro, ninguém falou da interpretação do PES em relação a tal parábola. Ninguém. Nós, visitantes desse blog, é que estamos escrevendo.
    Escreva você também.

    Outro detalhe, se dez físicos cientistas RENOMADOS afirmarem que se eu largar uma bola de chumbo ele flutuará, ao invés de cair (respeitando a gravidade), tal afirmação se torna VERDADEIRA?

    Ao irmão de 16 de maio de 2012 01:03, como você tem sido indelicado. Em nenhum momento de intitulei de mestre.

    O fato de eu ter feito aquelas perguntas e depois dar um tratamento áspero, foi para provas para ALGUNS que em que pese saber que as perguntas são simples, muitas vezes não sabemos responder. Ou então, mesmo sabendo a responda, apenas dizemos "é isto" ou "aquilo". Além do mais, quis enfatizar a questão PESQUISA e troca de conhecimento.

    Outra, até me chamaram de defensor da telescola bíblica dominical. Hahaha. Quanta ignorância (sentido literal), pois vocês não sabem meu IP (por isso agora me chamo de S.Devedor), mas eu mesmo havia criticado a questão da IMPOSIÇÃO e eu mesmo havia falado a questão da EXAUSTÃO... Enfim, deixa pra lá.

    Ainda ao irmão de 16 de maio de 2012 01:03, sua resposta até que foi bonitinha, bem escrita, já fez a hermenêutica etc. Mas só era pra dizer que não foi anti-ético aos ouvidos dos judeus pois a lei rabínica era clara quanto a isso. Quem achasse, era seu.
    No mais, foi bom sim.

    Ao irmão de 16 de maio de 2012 07:38, amém. Que assim seja.


    Paz do Senhor a todos.

    ResponderExcluir
  113. Postarei o estudo da EBD para as CIAs:

    PERGUNTAS DA SEMANA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
    ASSUNTO: A PARÁBOLA DA PÉROLA DE GRANDE VALOR
    TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:45-46

    O QUE A PÉROLA DE GRANDE VALOR REPRESENTA?

    .

    RESPOSTA: REPRESENTA O SENHOR JESUS. (MATEUS 13:46)

    .
    .

    PERGUNTAS DA SEMANA ADOLESCENTES
    ASSUNTO: A PARÁBOLA DA PÉROLA DE GRANDE VALOR
    TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:45-46

    A PARÁBOLA DIZ QUE UM HOMEM NEGOCIANTE QUE BUSCA BOAS PÉROLAS ENCONTROU UMA PÉROLA DE GRANDE VALOR. O QUE ELE FEZ PARA COMPRÁ-LA?

    .

    RESPOSTA: ELE VENDEU TUDO QUANTO TINHA E COMPROU AQUELA PÉROLA. (MATEUS 13:46)

    ResponderExcluir
  114. Caro Anônimo de 16 de maio de 2012 10:03,

    Quando falo de "renomados comentaristas bíblicos", estou indicando no pano de fundo a interpretação mais aceita pela ortodoxia cristã protestante. Você não falaria isso se conhecesse os escritos de Lutero, Spurgeon, Edwards, etc. Observe o que diz Paul Washer em seu texto "Como interpretar a Bíblia": "Nossa interpretação pessoal deve ser comparada com a da Igreja. Nos últimos 2000 anos, teólogos dedicados, pastores e outros Cristãos estudaram as Escrituras. Devemos comparar nossas descobertas com a deles. Se nossa interpretação não é encontrada entre os dedicados Cristãos da história, possivelmente estamos errados. Não deveria haver “novas descobertas” na doutrina Cristã. Judas refere à fé Cristã com aquele que foi “de uma vez por todas” entregue aos santos (Judas 1:3)".

    Fonte: www.voltemosaoevangelho.com

    Só mais um detalhe: podemos aplicar o texto de diversas formas, mas OBEDECENDO a interpretação que mais se aproxima dos relatos das Escrituras. Assim sendo, a interpretação desta parábola feita pelo PES não é considerada a melhor interpretação, tendo em vista as incongruências desta aplicação.

    Vejam os vídeos:

    Parábola do tesouro escondido: http://www.youtube.com/watch?v=_WvgTZQWWb4

    Parábola da pérola de grande valor: http://www.youtube.com/watch?v=2uLxAwhBz9c

    ResponderExcluir
  115. Indicando a fonte e respeitando o autor, postarei a interpretação da parábola mais coerente com o relato bíblico:

    "Mais uma vez você irá encontrar pessoas invertendo a interpretação e aplicando a figura do negociante ao pecador que encontra as boas novas do evangelho e abre mão de tudo para ficar com Jesus. Ok, vamos supor que seja assim analisando alguns que tiveram um encontro com Jesus nos próprios evangelhos.

    Há um cego de nascença que abriu mão de sua cegueira, um leproso que abriu mão de sua lepra e até um ladrão condenado que abriu mão dos cravos que o pregavam a uma cruz. Não me parece que ser cego, leproso e condenado à morte seja exatamente o que consideramos um negociante bem sucedido, não é mesmo?

    Agora imagine alguém que, sendo Deus, não fez disso uma limitação para esvaziar-se, se tornar um servo e assumir a semelhança dos homens, suas criaturas. Imagine Deus descendo à forma humana humilhando-se a ponto de ser submisso até à morte, e morte de cruz! Imaginou? Então você acaba de entender quem é esse negociante que abriu mão de tudo para ficar com a pérola de grande valor".

    Fonte: http://www.3minutos.net/2008/10/53-perola.html

    ResponderExcluir
  116. Prosseguindo:

    "Agora vamos à pérola. Primeiro, ela não faz coisa alguma. Apenas o fato de ela existir é suficiente para fazer dela o objeto de desejo desse homem. Afinal, a parábola diz que ele procura pérolas preciosas, e não haveria esperança para nós se a iniciativa não tivesse sido dele. A recíproca não é verdadeira. No livro de Romanos diz que não há um que procure a Deus.

    Assim como a pérola é o resultado do ferimento causado por um grão de areia que penetra na ostra, a igreja, ou o conjunto dos salvos por Cristo, é uma conseqüência de sua morte na cruz, de seu lado ferido pela lança do soldado romano, pelo seu sangue derramado para nos purificar de nossos pecados.

    A pérola foi tirada das profundezas escuras do mar. A igreja, e quando digo igreja quero dizer as pessoas salvas por Cristo, foi tirada do mais profundo abismo do pecado e da morte para ser chamada de pura e preciosa por Deus. Assim como a pérola é perfeita, assim Deus enxerga o conjunto dos que foram salvos por Jesus".

    Fonte: http://www.3minutos.net/2008/10/53-perola.html

    ResponderExcluir
  117. Paulo, fariseu, criado aos pés de um doa maiores dos judeus. Achava que tudo possuia, contudo,, ele afirmou “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem pela lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé”. Não foi diferente com os primeiros apostolos, como bem colocou Pedro "Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos", expressão a qual o Senhor Jesus respondeu da seguinte forma "Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros". Quando encontramos Jesus, eu, voce, todos nós que o aceitamos como Senhor de nossas vidas nos desfazemos de nossa vida anterior, e isso se dá através do sincero arrependimento. Certamente o ladrão crucificado se arrependeu, por isso foi perdoado. Ao contrario do outro, que permaneceu no pecado, ele entendeu que sua vida foi de erros e longe dos caminhos de Deus. Suplicando a lembrança do Senhor, foi perdoado (ainda que as circunstancias não permitiram que ele desfrutasse de uma vida terrena como servo de Deus) os mesmos argumentos estendo ao leproso e ao cego.e Biblia não relata como eles seguiram suas vidas, mas a marca de Jesus ficou patente. E Zaqueu? não teve de abrir mão de sua antiga vida?? Não se entra no céu sem um encontro com Jesus. Não se é salvo sem crer no Senhor, e isto tudo é a mudança de vida, é o desfazimento de seus conceitos, de seus vicios, enfim... da sua vida de pecador. Deixamos de se-lo, infelizmente, não. Mas temos cristo, a perola de grande valor, que é unica. Para obte-la nos desfizemos de tudo, r agora ela é o bem mais importante de nossa vida. Damesma forma, o tesouro passou a ser nosso quando trocamos nossa antiga vida (nossas antigas propriedades) por aquele campo, uma nova vida, com Jesus em seu interior.

    elizangela.

    ResponderExcluir
  118. su um adendo.
    A identificação de Jesus como o Tesouro Escondido e como a Perola é um entendimento adotado pela grande maioria das igrejas evangelicas, como a Assembleia deDeus:http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_print.asp?id=6540
    e
    presbiteriana:
    http://www.igrejacentral.com.br/o-bem-mais-precioso
    então que fique bem claro que essa interpretação não é exclusiva da Maranata.

    ResponderExcluir
  119. isso mesmo Elizângela , deixamos tudo: nosso eu , egoísmo, ideais e filosofias no formato do mundo( tendências, ideologias e filosofias)
    para nos apresentarmos a Cristo obtendo o formato Dele.
    Todos os dias negociamos os nossos interesses submetendo-os aos interesses de maior valor Jesus Cristo, a pérola de grande preço que nos foi dada gratuitamente sendo que o custo foi altíssimo e foi pago pelo Senhor Jesus.
    A aplicação dos vídeos pode até ser feita , mas está incompleta e exclui uma vasta aplicação a vida da igreja que é o corpo de Jesus.
    "Se morrermos com Ele , também ressuscitaremos com Ele.."
    Fico com a interpretação da maioria que tem muito mais alcance que o apresentado nos vídeos.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  120. Elisângela,

    O que você deixou? Foi você quem comprou a Cristo? Se a sua interpretação é válida, diga-me: com o que você comprou a Jesus? Com seu pecado?

    Quem abriu mão de tudo? Você ou Cristo? Você deixou o seu pecado. E Cristo? ELE abriu mão do esplendor de sua glória.

    Por gentileza, busque fundamentação bíblica para o que falas. Busque a interpretação dos reformadores e de exegetas reconhecidos.

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  121. Só mais um detalhe: se Cristo, em uma das parábolas anteriores, afirmou que o campo simboliza o mundo, será que isso quer dizer que compramos o mundo para adquirir a Cristo?

    Interpretação dúbia, não?!

    ResponderExcluir
  122. Elisângela o problema está aí, a interpretação do vídeo está errada porque o questionamento está errado. O campo é o campo de atuação do homem com os seus interesses. A igreja atua no mundo, agora a atuação da igreja é regida por outros valores que não são mundanos. Para adquirirmos um valor devemos dispor de outro. A Salvação foi nos dada porque o pecado que é o irritante fez com que Jesus pagasse o alto preço na cruz, pois Jesus sabia que não temos como pagar este preço. Adquirimos a salvação pela Graça, por meio da fé. Compramos a Salvação com a Pérola de grande preço que nos foi dada um dia. O próprio Senhor nos deu a oportunidade de encontrá-la enquanto buscávamos os valores para esta vida aqui. Como foi citado texto "não há quem busque a Deus.." , o Senhor nos revelou-se a nós como o grande valor de nossas vidas , o Tesouro escondido e a pérola de grande preço.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  123. pedro,
    não sei se vc percebeu, mas tudo que coloquei acima eu retirei da palavra. alias, o que não esta na palavra eu fiz questão de informar. eu tenho minhas ressalvas com os teologos e exegetas (como o tal C.E.E.D de TL OSBORN, muito recomendado no outro blog, eu li o tal livro e não gostei) eu, como a maioria do povo evengelico, entendo que Jesus é a pérola, pelos motivos que eu ja expus.
    OBS. estou no trabalho. a noite poderei postar de novo.
    elizangela

    ResponderExcluir
  124. Comparar o cego, coxo, ladrão com um negociante "bem sucedido" , é um pouco forçado. Pode até ser usado como ilustração e não para refutação do assunto em questão.

    ResponderExcluir
  125. Irmão, e você se acha melhor do que um coxo, cego, ou outro pobre necessitado qualquer do Novo Testamento? A Palavra relata que nós, homens, somos depravados, imorais, pecadores, etc., totalmente dependentes da graça e misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir
  126. Enquanto este Pedro estiver postando, me farei ausente.

    Quer ser democrático, mas indiretamente é grosso e indelicado. Quer EMPURRAR tudo na nossa cara. Como cristão, caro Pedro, cresça.

    Você está sendo muito simplista ao copiar tudo dos outros. Ore ao Senhor, estudo você mesmo a Palavra de Deus.

    Fulano diz isso, beltrano aquilo, o vídeo diz isso etc.

    Fale o que você e respeite a opinião alheia. Faça as parábolas verdades pra você, não venha destruir esse espaço ficar falando mal da icm.

    Você pode até ser da icm, mas critica tudo que provém dela. Venho lhe observando há um certo tempo. O que você faz num lugar cheio de erros? O que você faz num lugar que deturpa a Palavra de Deus?

    Eu, no seu lugar, já havia saído há muito tempo. Eu não queria ser engano. Lhe garanto que se eu estivesse insatisfeito com tudo, como você demonstra, eu já tinha saído.

    É muito fácil dizer que congrega na icm é descer a lenha em tudo.

    Enfim, caro Pedro, você não convence ninguém. Vá falar isso para o Hastenreiter, ele vai concordar com você e ainda vai dizer que a icm diz que o tesouro é a obra. Vá lá, faça esse teste.

    Você pensa que só você leu sobre Lutero? Calvino? Zane Hodges? Agostinho? Inácio? Felipe Melanchton? Heidelber? Westminster? Joseph Alleine? William Guthrie? Thomas de Aquino? Thomas Manton? Mttew Henry? Thomas Watson? Jonathan Edwards? George Whitefild? John Gill? Charles Haddson Spurgeon? Thomas Goodwin? J.C. Ryle? Benjamin Warfíeld? Oswald T. Allis e dentre outros?

    Também lemos literatura cristã.

    Pedro, você acha que só você possui a :
    Bíblia de estudo Dake
    Bíblia de estudo Thompson
    Bíblia de estudo Scofield
    Bíblia de estudo de Genebra
    Bíblia de estudo Pentecostal
    Bíblia de estudo MacArthur
    etc...? Também lemos essa bíblia.

    Nós falamos daquilo que aprendemos com o Senhor. Não do que o PES fala ou outros homens falam.

    É muito fácil subir aos ombros de gigante e ficar dando uma de bonzão só porque acha que leio alguma coisa. Cuidado.

    Scofild diz que o campo é o mundo.
    Jonh MacArthur diz que não. E agora? Não são gigantes?

    1°NÃO se diz na parábola do tesouro que o campo é o mundo.
    2°O campo é o mundo (ves 28) na parábola do joio.
    3°Jesus contou está parábola para revelar o reinos dos céus (e o reino dos céus é semelhante etc..)

    Quando afirma-se que o tesouro é Jesus, afirma-se que é a própria salvação. Ou você quer entrar em minúcias teológicas/exegéticas/hermenêuticas com crianças?

    É notável o paralelo desta parábola com o jovem rico e com a pérola. O homem que vende tudo para comprar o tesouro figura aqueles que entram no reino dos céus.

    Paz do Senhor a todos. Só vou me prontificar novamente quando este Pedro (seguidor barato do Hastenreiter) sair. Pois, tal qual seu mestre, quer impor tudo de forma temerária.

    ResponderExcluir
  127. Pedro sua lógica continua sofrível, por isso você achou sólido os argumentos do pregador dos 3 minutos . O pregador dos 3 minutos tem uma atitude louvável em pregar o evangelho .Dá trabalho produzir vídeos e blogs como este aqui. A aplicação dele pode até ser feita, mesmo tendo uma argumentação bíblica frágil para refutar a interpretação bíblica da maioria. Isto não tem problema algum, agora o erro do pregador dos 3 minutos é considerar que somente a interpretação dele está correta.
    A Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  128. UHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHA

    Pregador dos 3 minutos.

    Boa, irmão.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  129. É louvável a atitude do pregador de 3 minutos. Mas tem de ter cautela e humildade ao fazer afirmações espirituais.

    ResponderExcluir
  130. "Há um cego de nascença que abriu mão de sua cegueira, um leproso que abriu mão de sua lepra e até um ladrão condenado que abriu mão dos cravos que o pregavam a uma cruz. Não me parece que ser cego, leproso e condenado à morte seja exatamente o que consideramos um negociante bem sucedido, não é mesmo?

    Agora imagine alguém que, sendo Deus, não fez disso uma limitação para esvaziar-se, se tornar um servo e assumir a semelhança dos homens, suas criaturas. Imagine Deus descendo à forma humana humilhando-se a ponto de ser submisso até à morte, e morte de cruz! Imaginou? Então você acaba de entender quem é esse negociante que abriu mão de tudo para ficar com a pérola de grande valor."

    Pedro que lógica há nisso ?

    ResponderExcluir
  131. Não deem ibope para este Pedro.

    Veio aqui e fez seu papel: desviou o foco principal.

    Atacou a icm dizendo que interpreta as escrituras erradas, ao invés de seguir os "renomados"

    Atacou o PES dizendo que as interpretações nao coadunam etc.

    Ele pega o barco andando e vem fazendo polêmica e pequenos detalhes para desvirtuar.

    Porque não se preocupou em responder as perguntas propostas sobre Gálatas? Porque não respondeu as demais perguntas?

    Não é ele o teólogo? É claro que ele sabe a resposta. Ao invés de compartilhar seu entendimento, vem aqui gerar polêmica. Ainda tem a cara de pau de dizer " Meu objetivo não é causar confusão, mas trazer à luz algumas incoerências da interpreteação fornecida pelo PES."

    Meu amado irmão, faça um bem a sua alma. Saia da icm. Não está tudo errado? Liderança, interpretação, usos e costumes e dentre outros? Saia, irmão. Você não pode estar feliz lá. Tudo deve soar estranho aos seus ouvidos. Pare de sofrer.

    ResponderExcluir
  132. Caro Servo Devedor,

    Ficou bravinho por quê? Não há razão para isso.

    Primeira questão: Eu poderia MUITO BEM produzir um artigo a respeito da Parábola da Pérola de Grande Valor. Buscaria apoiar meu entendimento desta parábola nas Escrituras, buscando no contexto a verdadeira aplicação da parábola. Fiz isso muitas vezes e não encontraria dificuldade alguma. Ao me indicar para estudar por conta própria a Palavra de Deus, você “choveu no molhado”, tendo em vista que faço isso há mais de 20 anos diariamente.

    Entretanto, pouco tempo me sobra. Alguns pequenos vídeos postados causaram um grande rebuliço, sem ao menos refutarem a aplicação dada pelo “pregador dos 3 minutos”. Fui ético ao citar a fonte. Ao ler a resposta de alguns, eu me perguntei: “Tá, mas no meio de toda esta reclamação, onde está a refutação ao texto?”. Sabe o que encontrei: um menino como você que não conhece nuances de um debate sadio e não suporta a confrontação.

    Ah, você também diz que possui literatura cristã. Agora eu te pergunto: onde estes grandes mestres das Escrituras concordam com a ICM em “consultar a Palavra” para catecúmenos descerem às águas? E onde você leu em alguns deles a obrigatoriedade de clamar pelo sangue de Jesus a fim de ter sua oração aceita diante de Deus? Das duas uma: ou você não leu nenhum deles ou leu e se fez de desentendido. Sabe o que te falta, irmão? MASSA CRÍTICA.

    ResponderExcluir
  133. Continuando:


    Você também diz que fala somente o que aprendeu do Senhor, e não o que provém do PES. Agora eu te pergunto? Quando o estudo da EBD afirmou que os servos do AT foram salvos pelas obras da lei (contrariando o descrito em Gálatas, Romanos e Hebreus), você teve o mesmo entendimento do Senhor? O Senhor contrariaria sua própria Palavra? Ou você viu o equívoco, mas se manteve calado em uma atitude COVARDE? Eu, diferentemente de você, PROVEI para o pastor da minha área que este estudo feria as Escrituras.

    Mais um detalhe: Cristo diz que o campo é o mundo na parábola do joio, mas você não percebeu que esta parábola faz parte de um conjunto de parábolas que pertencem ao mesmo contexto. Ou seja: Cristo não faria uma interpretação para o campo em um momento e, logo seqüencialmente, faria outra interpretação para a mesma figura. Sabe do que você precisa, meu caro? APRENDER HERMENÊUTICA. Além disso, o estudo é para crianças, mas quem aprende primeiro são as professoras. Quanta inocência, irmão...

    Finalizando: querer me ligar ao CV é falacioso. Como você diz que me observa, creio que já procurou nos comentários do CV uma fala minha e... NÃO ENCONTROU. Que coisa, não? Um “seguidor do CV” não postar nenhum comentário no blog dele? Rebata os argumentos e se esqueça do autor. Aprenda com o CVPFB, que sempre debateu comigo em uma atitude de respeito e cordialidade, mesmo discordando de algumas definições provenientes dele. Ele nunca me atacou, pois não é menino como você, que não suporta a crítica.

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  134. Caro Servo Devedor,

    Se em algum momento você se sentiu desrespeitado (embora eu não tenha visto isso), peço mil desculpas. Estou pensando seriamente em não postar mais, pois há alguns que não suportam debater como ADULTOS.

    ResponderExcluir
  135. Não faça isso Pedro! Continue...
    Precisamos de irmãos que pensem diferente. O aprendizado reside justamente no debate de idéias que são divergentes.
    Não se importe com os ataques,eles são apenas demonstrações de quem não tem argumento e se desespera.
    APDSJ

    ResponderExcluir
  136. Pedro Bó , suas palavras te condenam. Volte de onde você veio. Sua intenção não é um debate sadia da palavra . Deixa de ser hipócrita e pare de achar que as pessoas aqui são meninos no entendimento. Isto é ingenuidade sua. Seu pensamento não é divergente. Seu pensamento é falacioso. Você é um grande construtor de heresias e falácias e ainda é o rei das falácias. Pare de espernear, regurgitando o próprio vômito, com ataques pessoais, levando o debate de forma contenciosa. Não estou irritado e nem raivoso. Meu repúdio é ao baixo nível de sua participação. É desrespeitosa sim, não aceita as divergências. Faça como o pregador dos 3 minutos, pregue o evangelho, mas não cometa o erro dos 3 minutos de achar que a interpretação dele é a única correta. Mesmo sendo frágil , é louvável a atitude dos 3 minutos em pregar o evangelho. Que Deus abençoe o pregador dos 3 minutos e dê sabedoria, discernimento para continuar neste trabalho.
    Faça o mesmo Pedro Valdo, Bó, afilhado do CV, se não for o mesmo, filhos da mentira, pois aquele é o próprio pai da mentira.
    A Paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  137. 1Co 2:16 - Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
    Rom 14:5 - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.

    1Co 2:16 - Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

    Mat 23:10 - Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.

    Não precisamos de pensamentos divergentes para contender com espírito faccioso ; precisamos ter a mente de Cristo , e sermos guiados pelo Espírito Santo.

    APaz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  138. Anônimo de 17 de maio de 2012 09:43,

    Prove-me que estou falando heresias. Somente palavras ao vento não bastam.

    Um detalhe: soberba de sua parte achar que seu pensamento reflete a mente de Cristo, não?!

    Além de frágil na argumentação bíblica-teológica, é soberbo.

    Vamos lá, fico esperando você provar minhas "heresias".

    ResponderExcluir
  139. Bem falou nosso irmão acima: "Não se importe com os ataques,eles são apenas demonstrações de quem não tem argumento e se desespera".

    ResponderExcluir
  140. Pedro, isto é típico seu, distorcer o que os outros disseram. Você não quer discutir, não quer crescer, não quer aprender, quer enfiar goela abaixo seus argumentos preconceituosos ; não é proveitoso discutir com você. Você deve ir para o blog do velocista para o mal. Lá eles também não aceitam o pensamento divergente. Eles respondem igual a você com ataques pessoais. Inclusive fica bem isso lá: Você é o Pedro Bó, o CV é o Pantaleão e tem um monte de Terta lá. "É mentiiiiira Terta! ... Vierrrrdade "
    Aquele blog lá é comédia mesmo.
    Graça e Paz

    ResponderExcluir
  141. Ao Pedro,
    O debate, o dialógo, a discussão é sempre bem-vindo em um espaço democrático. O que me faz escrever neste momento é forma como se apresenta: Arrogante ( muitas vezes), preocupado em articular as suas ideias com de outros autores --( muitas vezes forçadas)afim de justificar as suas e "condenar" a ICM e o pior a falta de humildade.
    Pedro, me desculpe, mas o delírio dos psicóticos seguidores do CV possuem as características adjtivadas acima.
    Ter estudado há 20 anos diariamente é ótimo. Aproveite o seu conhecimento p/ ganhar almas e não causar "embates" que vão ficar no 0 a 0.
    Quanto ao Clamor a Consulta, dispenso comentários, o cvdobem já apresentou as fundamentações, que já tinhamos aprendidos na igreja e nos seminários. Digo que é uma experiência que tem marcado muitos que a usam sabiamente.
    Quanto ao conhecimento, orientaria a ler mais as disciplinas humanísticas: filosofia, sociologia, antropologia e ciências políticas, por ex. Não alimenta a alma, mas pode libertá-lo de algumas ignorâncias.

    ResponderExcluir
  142. Veja como nosso prezado irmão falha em hermenêutica:

    "Mat 23:10 - Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo".

    Será que o mesmo não observou que a expressão "mestre" se refere (de maneira respeitosa) aos doutores postos por Deus em sua igreja?

    "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro DOUTORES, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas". 1 Coríntios 12:28

    "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e DOUTORES". Efésios 4:11

    "Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e DOUTOR dos gentios na fé e na verdade". 1 Timóteo 2:7

    É cada um que me aparece... se conhecesse Bíblia não falava uma besteira dessas. Interpreta a fala de Cristo sem considerar o contexto das Escrituras.

    ResponderExcluir
  143. Só mais um textinho: "Porque, devendo já ser MESTRES pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento". Hebreus 5:12

    ResponderExcluir
  144. Será que o mesmo não observou que a expressão "mestre" se refere (de maneira respeitosa) aos doutores postos por Deus em sua igreja?

    Pedro sua hermenêutica ta muito ruim.

    Continua devendo.

    0x0

    ResponderExcluir
  145. Bem, então você está afirmando que Paulo (ao usar a expressão "mestre") se equivocou? A Palavra é contraditória, então?

    Debater com um ignorante é dose...

    ResponderExcluir
  146. Um adendo: não fuja dos textos apresentados, ok?

    ResponderExcluir
  147. Ao Pedro,
    O debate, o dialógo, a discussão é sempre bem-vindo em um espaço democrático. O que me faz escrever neste momento é forma como se apresenta: Arrogante ( muitas vezes), preocupado em articular as suas ideias com de outros autores --( muitas vezes forçadas)afim de justificar as suas e "condenar" a ICM e o pior a falta de humildade.
    Pedro, me desculpe, mas o delírio dos psicóticos seguidores do CV possuem as características adjtivadas acima.
    Ter estudado há 20 anos diariamente é ótimo. Aproveite o seu conhecimento p/ ganhar almas e não causar "embates" que vão ficar no 0 a 0.
    Quanto ao Clamor a Consulta, dispenso comentários, o cvdobem já apresentou as fundamentações, que já tinhamos aprendidos na igreja e nos seminários. Digo que é uma experiência que tem marcado muitos que a usam sabiamente.
    Quanto ao conhecimento, orientaria a ler mais as disciplinas humanísticas: filosofia, sociologia, antropologia e ciências políticas, por ex. Não alimenta a alma, mas pode libertá-lo de algumas ignorâncias.

    ResponderExcluir
  148. Enquanto uns querem se aprofundar no conhecimento das Escrituras, outros querem aprofundar-se em filosofias.

    Mais uma vez fugiu do debate e dos textos, hein irmão?!

    ResponderExcluir
  149. Pedro,
    Vc que fazer desse espaço um torneio de UFC?
    Eu não participei de nenhuma intervenção anteriormente, pois percebi desde o início que vc não tem controle emocional e tem um discurso carregado de arrogância.
    Fugir de debate??!!, companheiro, eu trabalho em um espaço que o debate, a crítica e as controvérsias são realizadas diarimente. Eu nego de participar com vc porque percebo que o seu interesse tá formatado e bem claro.
    Ser bronco e dogmático são características de pessoas que negam o conhecimento humanístico.
    Hermenêutica, maieutica, fenomenologia, análise do discurso, semiótica... são abordagens possíveis dos textos Bíblicos ou não. A sua visão limitada e dogmático ficou na hermenêutica, hermeneutica, idem, idem. Um abuso da palavra e uma violência contra a função dessa "ciência" .

    ResponderExcluir
  150. Caro Pedro, vá para o INFERNO. Explico: para o seu lugar, blog do CV.

    Não faça papel de ridículo, seu monde de esterco e raça de víboras.

    Se você soubesse quem é este que te escreve você morreria de vergonha. Você estudou 20 aninhos diariamente foi? Nossa. Parabéns.

    Disse que não iria me prontificar, mas vou. Afinal, as perguntas não foram respondidas mesmo, mas de novo vem as críticas a icm. Seu palhaço! Suas palavras teriam mais créditos se você confessasse a igreja que você é. Seu pai é Satanás, conforme mostram a Palavra (pai da mentira).

    Esse Pedro é um grosso. Eu já havia avisado.
    Só sabe de hermenêutica. Porque não busca experiência com revelação? Porque é lobo com pele de cordeiro.

    Vamos as refutações ou respostas. Ele foi bom de filosofia na faculdade hein? Ou então aprendeu tudinho com seu pai, Mário Hastenreiter.

    1- onde estes grandes mestres das Escrituras concordam com a ICM em “consultar a Palavra” para catecúmenos descerem às águas? E onde você leu em alguns deles a obrigatoriedade de clamar pelo sangue de Jesus a fim de ter sua oração aceita diante de Deus?

    Nunca falaram. Alguém aqui falou isso? Idiotice Detected.

    Motivos: quer voltar a falar mal da icm. Aí virá algum ingênuo aqui e falar de suas experiências.

    Aí o Simão (Pedro CV) dirá: experiências não validam doutrina.

    Aí fica neste ciclo interminável.

    Se houve isso "Agora eu te pergunto? Quando o estudo da EBD afirmou que os servos do AT foram salvos pelas obras da lei". Este ensino foi herético. NINGUÉM foi salvo para a lei. Eu viajo bastante. Por vezes falto EBD. Se houve isso foi herético pois a Palavra (as Escrituras, como o Pedro sem identidade escreve, fazendo-se entender que não é da icm) mostra o contrário.

    "Sabe do que você precisa, meu caro? APRENDER HERMENÊUTICA".
    Já aprendi. Me levou ao erro muitas vezes. Prefiro revelação, meu caro. Coisa que seguidores do CV não tem.

    Este Pedro Bó, que pra mim é bocó, JÁ FOI da icm. Mas não é.
    Ele se passa de membro pra chamar os outros de covarde.

    Você nem me conhece, Pedro bó, ou Pedro Bosta. Não sabe quantas contribuições já fiz, quantas refutações etc. Na minha igreja local nada é engessado. É senhora corrigindo diácono. É jovem explicando coisa pra Pastor. Lá é uma família, não é um SITE tenebroso que se intitula "ministério".

    Você não é bem-vindo aqui. Já percebeu isso.
    Aí vai ficar dizendo: ninguém refuta argumento, só autor do argumento.
    Os covardes fugiram etc.

    Seu paspalhão. Você não engana ninguém.

    Reitero: volte para o inferno (blog do CV). E ore para seu pai (Satanás, o pai da mentira).

    ResponderExcluir
  151. Não sejam bobos. Este fake Pedro é o próprio Mário Hastenreiter.

    Não sejam bobos perdendo tempo com ele.

    Antes das 08:00h o número de comentários na blog do Pangaré era: 140.

    Depois, ele ACEITOU os comentários, e aí subiu para 142.

    Depois deu uma passadinha aqui 08:07 para fazer aquilo que gosta: atacar a icm e atacar os irmãos.

    Percebam isso, irmãos. Ignore o Mário Hastenreiter e suas filosofias e vãs sutilezas.

    ResponderExcluir
  152. Corrigindo: havia 138 e foi para 140.

    Tem um comentário lá de 16 de maio de 2012 às 22:09. DESDE ONTEM A NOITE O DONO DO BLOG não havia aceitado. Eu vi isso de madrugada.

    Hoje o Pedro (CV) aceitou.

    Aí o Pedro (CV) saiu daqui (17 de maio de 2012 11:14) e foi pra lá.

    Lá, aceitou o último comentário (17 de maio de 2012 às 11:51).

    Procure o que fazer, pangaré.

    ResponderExcluir
  153. Reparem que a resposta de um anônimo ao Pedro (CV) foi 17 de maio de 2012 11:44.

    Enquanto Pedro falou em 11:14, a resposta só veio às 11:44. Ele achava que não receberia resposta tão cedo e parou de ficar observando este blog.

    Realmente faz sentido, pois a última mensagem aceita no blog dele foi hoje às 11:51.

    Mário HasDúlteron, procure sua trupe.

    Me lembro que uma vez discuti com esse Pedro, quando comecei a ficar falando em Mário Hastenreiter ele saiu da conversa e disse:
    "Vamos ver se você se dará por convencido ao sair o pronunciamento do MP".

    Saí daí, paspalhão. Velho caduco.

    ResponderExcluir
  154. Irmão, porque você chora tanto e não refuta os argumentos? Por que grita tanto e não refuta os argumentos?

    Dá para entender uma mente assim?

    ResponderExcluir
  155. Caro Pedro,

    Não acredito que o Senhor possa ser comparado ao negociante de boas pérolas.

    Primeiro porque esse negociante não tem um projeto inicial de encontrar a pérola de grande valor, ele apenas é um negociante de praça que, de repente, depara-se com a pérola de grande valor.

    Segundo, note que ele nada fez para que a pérola fosse gerada. Foi uma surpresa para esse negociante, algo surpreendente.

    Acho que o negociante representa o homem comum, na sua vã maneira de viver. Inesperadamente, assim como Natanael, ele se depara com algo muito maior do que imaginava, algo pelo qual vale a pena deixar tudo. Foi o que Natanael fez, mesmo que a princípio não tenha achado que o iria encontrar o Senhor. Isso não quer dizer que o Senhor não sabia que Natanael viria a Ele.

    Gostei da parte em que a pérola foi gerada, pelo sofrimento da ostra. Ma se a pérola é o homem que foi gerado nas profundezas, quem seria a ostra? Acho que não devemos levar a parábola a uma metáfora completa com a pérola.

    Mas a pérola de grande valor, gerada no sofrimento da cruz, não pode ser a igreja. Isto porque o negociante encontra a pérola, ele não a gera. Ele não tem participação na gênese da pérola. É mais fácil interpretar que Jesus é a pérola de grande valor, que tornou-se digno de toda honra, toda glória e louvor porque foi morto, e com seu sangue nos comprou.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  156. Caro CVPFB,

    A Paz do Senhor.

    Ufa! Pensei que não encontraria ninguém sensato neste blog para debater sem agressões, utilizando somente de argumentações sadias.

    Neste caso, verificamos que trata-se de um negociante que encontra uma pérola caríssima e vendeu tudo quanto tinha para comprá-la. Na interpretação dada pelo PES, segue-se que Cristo é a pérola de grande valor e nós, pecadores, somos os negociantes que o buscamos. Assim, ao encontrarmo-nos com Cristo, abrimos mão de tudo que temos para comprá-lo e tê-lo em nossa vida. Pensando assim, vejo alguns problemas:

    1) Não somos nós (pecadores) que buscamos a Cristo. Conforme relatado em Romanos 3:11, "não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus". Além disso, o próprio Cristo afirmou: "não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós". Afirmar que nós encontramos a Cristo é desconhecer o processo de salvação. Ele nos encontrou, Ele nos resgatou. Simples assim.

    ResponderExcluir
  157. 2) Ao encontrarmos com Cristo, nós abrimos mão de quê? Só de uma coisa: dos nossos pecados! No Novo Testamento, há um cego de nascença que abriu mão de sua cegueira, um leproso que abriu mão de sua lepra e até um ladrão condenado que abriu mão dos cravos que o pregavam a uma cruz. Não me parece que ser cego, leproso e condenado à morte seja exatamente o que consideramos um negociante bem sucedido, não é mesmo? Muitos poderão dizer que abriram mão dos prazeres desta vida, de tantas outras coisas, assim como Pedro que afirmou para Cristo que deixou "tudo" e o seguiu. O que Pedro deixou? Um barco emprestado? Uma rede furada? E nós, deixamos o quê? Uma vida sofrida e envolvida pelo pecado! Nada disso é sinônimo de sucesso para um "negociante".

    3) Com o quê podemos comprar a Cristo? Se a salvação é pela graça e de graça, o que poderemos dar a Ele? Bem disse Davi: "Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?" (Salmos 116:12). E mais: com o que poderemos comprar a salvação, se a mesma é oferecida aos que não tem dinheiro? Assim afirmou o Senhor em Isaías 55:1: "O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite".

    ResponderExcluir
  158. Resumindo: o negociante comprou a pérola e abriu mão de tudo o que tinha. A minha pergunta é: fomos nós quem compramos a Cristo ou foi ele quem nos comprou? Fomos nós quem o encontramos ou ele nos encontrou? Quem abriu mão de tudo, nós ou ELE? Nós deixamos bens corruptíveis e ele deixou a sua glória.

    Apesar de discordar da interpretação dada pelo PES, eu respeito sem problema algum. O que não aceito são alguns comentaristas deste blog que não sabem debater e atacam as pessoas sem necessidade, em uma atitude nada cristã (eu não considero cristão quem manda um irmão IR PARA O INFERNO).

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  159. Oi
    acho que o companheiro pegou pesado com vc tb, mas mantenho a minha posição:
    Vc que fazer desse espaço um torneio de UFC?
    Eu não participei de nenhuma intervenção anteriormente, pois percebi desde o início que vc não tem controle emocional e tem um discurso carregado de arrogância.
    Fugir de debate??!!, companheiro, eu trabalho em um espaço que o debate, a crítica e as controvérsias são realizadas diarimente. Eu nego de participar com vc porque percebo que o seu interesse tá formatado e bem claro.
    Ser bronco e dogmático são características de pessoas que negam o conhecimento humanístico.
    Hermenêutica, maieutica, fenomenologia, análise do discurso, semiótica... são abordagens possíveis dos textos Bíblicos ou não. A sua visão limitada e dogmático ficou na hermenêutica, hermeneutica, idem, idem. Um abuso da palavra e uma violência contra a função dessa "ciência" .

    ResponderExcluir
  160. "Não me parece que ser cego, leproso e condenado à morte seja exatamente o que consideramos um negociante bem sucedido, não é mesmo?"

    Terceiro parágrafo do site http://www.3minutos.net/2008/10/53-perola.html

    Seu colão! Indique a fonte.

    Samba de uma nota só. Pegou a palavra "comprar" e quer forçar a barra dizendo que não "compramos" a salvação. Ainda vem falar de hermenêutica hahaha.

    Se apegou a essa expressão e pronto! Não pode ser diferente disso. Haja paciência.

    O que Cristo (histórico, para alguns. Para mim é Senhor Jesus!) queria enfatizar era a questão do "negue-se a si mesmo"; "carregue sua cruz"; "negar pai e pai"; "deixar tudo"; "vender tudo" etc. Abandonar o velho homem.

    A parábola é auto explicativa: pois o reino dos céus é semelhante (..)

    Ofender os outros previamente é cristão?
    Atacar uma igreja séria e comprometida é cristão?
    Não medir esforços para "derrubar" as doutrinas de uma igreja séria é cristão?
    Semear a discórdia é cristão?
    Mentir é cristão?
    Incitar o ódio é cristão?

    Sei não. Este seguidor ferrenho do CV não está com nada. Além do mais, sabe tanto de hermenêutica mas não sabe ler ou interpretar um simples comentário. Coitado. Será a idade?

    Inferno - Blog do Hastenreiter.

    Vá para inferno - vá para o site do Hastenreiter.


    Complicado demais conversar com alguém se acha letrado..

    Estude, Pedroca. Sua máscara caiu. Já provaram que você faz parte da moderação do site do CV. Por isso você não tem sido bem vindo aqui. Várias pessoas já estão de comum acordo.

    Fazendo uma análise sociológica, pelas suas palavras é mais do que evidente que você não é da icm.

    Os da A.D tem seus modo de falar, assim como os da I.U.R.D, assim como outras. A icm também tem seu modo de falar (alguns chamam de jargões), e você NUNCA falou com identidade de alguém que vive a realidade da icm. Pode até ter sido, mas saiu.

    E se for da icm, como tem-se dito aqui, você deve ser muito frustrado.
    Com 20 anos estudando a Palavra de Deus e com curso de Teologia nas costas, já era pra ser no mínimo Diácono (se praticar o que está escrito na Palavra).
    Sendo diácono, é do G.I. Ora, no G.I o que mais tem é clamor e consulta a Palavra. Não é você que é contra tudo isso?

    Completamente incoerente. 20 anos estudando a bíblia diariamente e SEM função na igreja é meio tenso. Mas, se tiver função e ser contra tudo o que vem do PES e contra algumas doutrinas, você é sado-masoquista. Gosta de sofrer.

    Sua máscara caiu a muito tempo.

    FAKE total. Se passa de membro para ter legitimidade e falar mal.

    ResponderExcluir
  161. Colão? Veja o que afirmei no post de 16 de maio de 2012 11:32 abaixo:

    "Pedro disse...
    Indicando a fonte e respeitando o autor, postarei a interpretação da parábola mais coerente com o relato bíblico:

    "Mais uma vez você irá encontrar pessoas invertendo a interpretação e aplicando a figura do negociante ao pecador que encontra as boas novas do evangelho e abre mão de tudo para ficar com Jesus. Ok, vamos supor que seja assim analisando alguns que tiveram um encontro com Jesus nos próprios evangelhos.

    Há um cego de nascença que abriu mão de sua cegueira, um leproso que abriu mão de sua lepra e até um ladrão condenado que abriu mão dos cravos que o pregavam a uma cruz. Não me parece que ser cego, leproso e condenado à morte seja exatamente o que consideramos um negociante bem sucedido, não é mesmo?

    Agora imagine alguém que, sendo Deus, não fez disso uma limitação para esvaziar-se, se tornar um servo e assumir a semelhança dos homens, suas criaturas. Imagine Deus descendo à forma humana humilhando-se a ponto de ser submisso até à morte, e morte de cruz! Imaginou? Então você acaba de entender quem é esse negociante que abriu mão de tudo para ficar com a pérola de grande valor".

    Fonte: http://www.3minutos.net/2008/10/53-perola.html"

    Além de tudo sofre de esquecimento... sempre citei a fonte, caro cristão nominal.

    ResponderExcluir
  162. Caro Pedro, você não combateu meus argumentos.

    O negociante não participa da gênese da pérola. O negociante não tem um projeto de gerar ou construir a pérola. Ele sequer imagina que vai encontrar a pérola de grande preço. Esse negociante não pode ser o Senhor, ele não é onisciente nem sábio, se fosse, buscaria apenas a pérola de grande valor. Se fosse, saberia da existência dessa pérola. A pérola não pode ser a igreja, mas pode ser a igreja como corpo de Cristo, porque ela anuncia a pérola.

    Quanto aos seus argumentos, o homem, em sua vã maneira de viver, valoriza aquilo que para o Senhor não tem valor algum. O mancebo de qualidade valorizou os seus bens mais do que um tesouro no céu. O ímpio valoriza coisas como o pecado, o dinheiro, o orgulho de raça, o poder político, o poder social, e essas coisas são pérolas. O homem ímpio valoriza uma mulher bonita, valoriza possui-la, por exemplo, mas isso para o Senhor é esterco. Para o negociante, são pérolas, até que ele encontra a verdadeira pérola, e todo o resto vira esterco, ele se desfaz de tudo quanto tinha.

    Esse é o meu entendimento, que, por acaso, é o mesmo da igreja Maranata, da Deus é Amor, da Assembléia de Deus e da Mundial. Ainda não pesquisei Batista e Presbiteriana.

    Fica na Paz

    ResponderExcluir
  163. Pelo visto, você é mais um que julga espiritualidade das pessoas com base nas funções eclesiásticas.

    Pobre menino.

    Já que você acha que sabe quem sou, peça ao CVPFB para divulgar a origem do meu IP e você vai se decepcionar, meu caro.

    ResponderExcluir
  164. Caro Pedro, você não combateu meus argumentos.

    O negociante não participa da gênese da pérola. O negociante não tem um projeto de gerar ou construir a pérola. Ele sequer imagina que vai encontrar a pérola de grande preço. Esse negociante não pode ser o Senhor, ele não é onisciente, se fosse, buscaria apenas a pérola de grande valor. Se fosse, saberia da existência dessa pérola. A pérola não pode ser a igreja, mas pode ser a igreja como corpo de Cristo, porque ela anuncia a pérola.

    Quanto aos seus argumentos, o homem, em sua vã maneira de viver, valoriza aquilo que para o Senhor não tem valor algum. O mancebo de qualidade valorizou os seus bens mais do que um tesouro no céu. O ímpio valoriza coisas como o pecado, o dinheiro, o orgulho de raça, o poder político, o poder social, e essas coisas são pérolas. O homem ímpio valoriza uma mulher bonita, valoriza possui-la em pecado, por exemplo, mas isso para o Senhor é esterco. Para o negociante, são pérolas, até que ele encontra a verdadeira pérola, e todo o resto vira esterco, ele se desfaz de tudo quanto tinha.

    Esse é o meu entendimento, que, por acaso, é o mesmo da igreja Maranata, da Deus é Amor, da Assembléia de Deus e da Mundial. Ainda não pesquisei Batista e Presbiteriana.

    Fica na Paz

    ResponderExcluir
  165. Caro CVPFB,

    Creio que devemos nos ater ao recado mais simples fornecido na Parábola: um negociante que abriu mão de tudo que tinha para COMPRAR a pérola. As outras conjecturações (que são válidas) como "o negociante não participar da gênese da ostra", "pérola oriunda do fundo do mar", etc. não fazem de maneira direta parte da parábola. Vejamos:

    "Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a". Mateus 13:45-46

    Nesta parábola, observo a seguinte sequência: UM HOMEM QUE ENCONTRA UMA PÉROLA -- ESTE VENDE TUDO QUE TEM -- ELE COMPRA A PÉROLA.

    Não me vejo como tendo encontrado a Cristo, pois foi Ele quem me encontrou. Embora eu tenha deixando coisas valiosas para mim no passado quando aceitei a Cristo, nada disso me deu valores para comprar a salvação. Por outro lado, Jesus abriu mão de sua glória para comprar a minha vida e a sua vida.

    Pesquisando em algumas boas fontes, encontro divergências de opinião. Os irmãos de linha arminiana tendem a interpretar a parábola com vistas ao homem que abandona tudo para ficar com Jesus. Por outro lado, os irmãos de linha calvinista interpretam de outra forma, observando que não temos com que comprar a salvação, afirmando que foi ELE quem nos encontrou e nos resgatou.

    Creio que interpretando da maneira mais simples (conforme o método histórico-gramatical), a segunda interpretação se aproxima mais do relato bíblico.

    É a minha opinião.

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  166. Caro irmão, jamais divulgarei a origem ou o IP de alguém.

    Quem quiser se dar a conhecer não precisa do blog. Pode faze-lo. O que se espera, apenas, é um debate honesto e sadio.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  167. Caro CVPFB,

    Creio que a melhor fonte para pesquisas a respeito de interpretação destas parábolas encontra-se nos escritos dos reformadores e pós-reformadores.

    Buscarei mais tarde fazê-lo.

    ResponderExcluir
  168. Pedro, corra e compre este livro para você: Introdução à Lógica. Irving M. Copi.

    Faça isso urgente e aprenda mais um pouquinho.

    ResponderExcluir
  169. Caro Pedro,

    A questão do "comprar", se for fulcral, então devemos levar em conta que o negociante comprou outras pérolas.

    Se essas pérolas são tesouros espirituais, não pode ser o Senhor o negociante, porque todos os tesouros do mundo espiritual a Ele pertencem.

    Se essas pérolas são riquezas materiais, segue-se que também não pode ser o Senhor, porque Ele não dá valor a coisas materiais, inclusive recusou quando satanás lhe ofereceu todos os reinos do mundo, riquezas e poder.

    A conclusão lógica é que o negociante não pode ser o Senhor Jesus, inclusive tendo em questão os argumentos que lancei anteriormente.

    Fica na Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  170. Caro irmão Pedro,

    Os reformadores são um norte para nós, mas não são os donos da verdade, nem infalíveis.

    Saudações

    ResponderExcluir
  171. Caro Anônimo das 16:04,

    Indiretas sem apresentação dos devidos argumentos não são considerados.

    Conheço os pormenores da lógica, mas acima de toda a lógica está o descrito na Palavra.

    Você me indicou livros para ler e o farei. Eu te indico a palavra, pois é dela que você mais precisa.

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  172. Caro CVPFB,

    Os reformadores não são infalíveis, mas o norte de interpretação dada por eles deve ser levada em conta, pois foram homens que conheciam (e muito) a Palavra.

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  173. Concordo integralmente.

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  174. Sugiro a essa meninada, inclusive o provocador bem intencionado, que por hora deixem o Pedro e o CVPFB debaterem, assim os espectadores como eu podem aproveitar alguma coisa. Monte de estrume eh essa brigaiada de gente que se diz crente. Haja viu....


    Quem nao tem o que contribuir no assunto, mesmo sendo polemico, faz um minuto de silencio pelo vem do blog.

    APDSJ

    ResponderExcluir
  175. Sugiro a essa meninada, inclusive o provocador bem intencionado, que por hora deixem o Pedro e o CVPFB debaterem, assim os espectadores como eu podem aproveitar alguma coisa. Monte de estrume eh essa brigaiada de gente que se diz crente. Haja viu....


    Quem nao tem o que contribuir no assunto, mesmo sendo polemico, faz um minuto de silencio pelo vem do blog.

    APDSJ

    ResponderExcluir
  176. Acontece que o Pedro é sempre agressivo. Diz conhecer sobre Falácia, mas não repara em suas próprias palavras.
    Só sabe apontar o erro dos outros, não repara em seus erros.

    Conheço muito bem este livro indicado; muito bom, mas não dos melhores.

    Quem sou eu para julgar o próximo? Mas digo uma coisa, aquele que tiver paciência para analisar os escritos de Pedro (conhecendo as Falácias- Argumentum Ad Hominen ciscuntancial e ofensivo; Argumentum Ad Baculum; Argumentum Ad Verecundiam; Argumentum Ad Populum etc etc) verá que ele é um tremendo hipócrita, pois aponto o erro dos outros falando de Falácias, mas ele próprio é extremamente falacioso.

    O Pedro tem até bons posicoinamentos, mas é muito impulsivo e infantil. É muito provocativo. Quando alguém rebate, ele lê a primeira linha e depois vai criticando a pessoa. Ou então ele lê todo o comentário, mas esquece rapidamente e focaliza em algum aspecto.

    Não concordo com a maneira que alguns tem tratado aqui, mas este Pedro de longe é um cristão genuíno. É inteligente, conhece a bíblia, mas não vive em todo; pode viver em parte.

    Além do mais, não acho que está fazendo um papel descente. Alguns aqui tentaram provar que ele não congrega na maranata, eu parto da mesma premissa. Percebe-se que ele só critica, não elogia. Percebe-se que ele tem um único objetivo ao escrever aqui. Na minha opinião, ele já congregou muito tempo na maranata, mas de certo não faz mais parte dela.

    Aliás, há tópico exclusivo para tratar do clamor pelo Sangue de Jesus. Ele não vai lá, vem aqui falar.
    Há tóptico exclusivo para tratar da consulta a Palavra, ele não vai lá, vem aqui.

    Além de desviar a atenção do post do CVFB, de forma desreipeitada, ele muda o sentido na frase de alguns; coloca palavras na boca de alguns; tira falsas conclusões dos comentários de alguns.

    Tenho observado tudo isso. Não chego a chamá-lo de discípulo do caído-mor, o Mário Hastenreiter - CV malígno, mas que este Pedro não é da maranata está mais do que claro.

    Eu jamais participarei de um debate com ele, pois ele tem seus argumentos como absolutos e infalíveis; além do mais ele só ataca aquilo que lhe apraz, além de atacar o autor dos comentários (ao invés de refutar os argumentos).

    Como disse, não estou do lado de ninguém. Não compactuo com a discórdia, mas este Pedro é um descontrolado e impulsivo, deveria mergulhar nos frutos do Espírito, ao invés de mergulhar em Letra e Razão.

    Paz.

    ResponderExcluir
  177. Prezado Anônimo das 17:27,

    Li seu longo texto e fiquei abismado. O tema do seu texto fui EU (PEDRO). Que coisa, não?!

    Sabe porque você não quer debater comigo? Direi:

    Você não conhece a Bíblia o suficiente. Caso conhecesse, refutaria meus argumentos com base nas Escrituras. O CVPFB buscou na Palavra posicionar sua opinião, coisa que você NUNCA FEZ. Além disso, cada vez que você me ataca, é uma demonstração de sua incapacidade bíblico-teológica no debate.

    Ao invés de falar que utilizo de falácias, porque não as apresenta aqui? A máscara cairia na HORA! Mas não! Você fala demais e NÃO PROVA NADA!

    Só uma pergunta: Quem anda vociferando contra mim desde o início deste post, com a audácia de mandar-me ao inferno? Quem é o falso cristão daqui, meu caro? Veja o debate sadio que sempre tenho com o CVPFB e observe se existe alguma agressão. Quem lê, entenda...

    Terminando: não te atacarei como você faz, pois aprendi algo que se chama RESPEITO. Não responderei mais a tipos como você, que não sabem debater (como disse um amigo acima), nada conhecem e causam transtornos a muitos.

    P.S: Para você que ainda acha que a "letra mata", sugiro ler 2 Coríntios 3 respeitando o contexto.

    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  178. Caro irmão CVPFB,

    Perdoe-me se causei algum transtorno ao seu blog. Sempre quis contribuir com o pouco que aprendi. Entretanto, existem alguns que não suportam a confrontação, atacando o autor. Não me sinto bem diante de embates deste tipo.

    Bons debates tivemos. Embora com algumas opiniões divergentes, sempre nos respeitamos. Posições dignas de cristãos.

    Assim sendo, despeço-me deste blog. Uma pena, pois poderíamos crescer juntos no estudo das Escrituras.

    Um grande abraço e a Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  179. Vejo que o Pedro aprendeu a debater em parte. Pena que desistiu de continuar a debater sem ser tendencioso e preconceituoso.

    ResponderExcluir
  180. Caros irmãos, Pedro e anônimos,

    Não precisa pedir perdão. Está tudo bem.

    Quanto ao blog, é de todos. A ausência de moderação pode ocasionar debates acalorados, mas no final há sempre um avanço, um ganho, como podemos ver aqui. Tudo faz parte de um aprendizado em conviver com as divergências, mas sempre crescendo em Cristo Jesus.

    Não precisa se despedir.......

    Grande abraço e a Paz do Senhor para todos

    ResponderExcluir
  181. Un bretteur prétendit notre danse patagonne , sa promotrice réduisit alcooliquement votre confirmateur. Elle redéploie son linguiste , aussi je chevrette dévotieusement mon jigger tomographique. Votre tireur rempocha cette rôtisserie hydrominérale. Je défraîchis bis notre lanthane constitutionnel alors votre dialectisation fonda ma vanilline cataloguée. Je nordis modérément son dévidoir béotien lorsque ta dirigeante conduisit sa complétion vasarde. Je désembourbe pudiquement notre rhynchite souriant alors ma jaunée diagnostiqua sa bolge valvaire.
    [url=http://atomiq.org/le-groupe-omnium-finance-a-toulouse-deploie-un-agregateur-innovant.html]omnium finance s.a.s[/url]
    Un flottement marcha votre rééducatrice photolithographique afin que ta cherté parcourut magnétiquement son préparatif. Elle scande le tritium , aussi je baudis synthétiquement notre punctum inappliqué. Ce tourd livra ma réunification rythmée. Notre carambouilleur contacta sa glanure réputée. Je volète lestement un mouchoir curable et sa vrille décrotta votre gaillardise dentelée.

    groupe omnium finance espace investisseur
    http://eco-info.pro/actus/35-le-groupe-omnium-finance-propose-une-nouveau-produit.html

    ResponderExcluir
  182. Ton houssage bambocha ta galiléenne dénaire parque que notre spumosité larmoya joliment le fjord. Je décaisse usuellement un picaillon gai comme cette spirante schématisa ma sphérule distillatoire. Je fuse bêtement ce présentoir reculé , aussi notre trombine rafraîchit votre scrutatrice constitutionnelle. Je bêchevète tolérablement ton revanchard important , aussi sa cimolite banalisa votre merci sonnée. Ton cochléaria raisonna ta phonation bactéricide. Je démasque incognito le steppage belge , votre communicabilité dépluma cette rocade tubéreuse.
    [url=http://www.midipresse.fr/quifaitquoi/498,Groupe-Omnium-Finance-.html]groupe omnium finance ufc que choisir[/url]
    Notre honorariat salua notre prudence nécessaire , cette rédactrice confia perpétuellement ce sacristain. Notre johannisberg changea cette contrapétiste crieuse plus notre suavité replut exquisément mon pétainisme. Je préjuge quarto ton féculent croissant quand ma mnème décrêpela ta termitière rétractile. Notre trachyte frima notre flemme calleuse puisque la scapolite dégota hargneusement ton polypier. Mon réalésage reconsidéra cette galvaudeuse maussade , votre blennorragie désaffectionna balourdement ce marsala.

    echos groupe omnium finance
    http://groupeomniumfinance.wordpress.com/2012/06/15/groupe-omnium-finance/

    ResponderExcluir
  183. Votre bricoleur cotonisa sa hébraïsante scrupuleuse afin que la marchandise fêla maladroitement votre moutonnage. Ton dos fada sa pente voilée alors notre cachette hacha torrentiellement son pancrace. Elle toisonne votre rencart puisque je singularise utilement ton collectionnisme naturaliste. Son remontant dépura ta gastrotomie brusquette. Un raffinage cuisina la galère souscrite , aussi sa poche fenestra ardûment son rotacteur. Je frase besef un clinicien volatil et votre catadoupe nullifia sa couillonnade multipolaire.
    [url=http://www.machronique.com/omnium-finance-adopte-un-mode-de-commercialisation-innovant/]omnium finance cepi[/url]
    Un guilledin brétailla la nostalgie favorable. Ton largonji constata la démilitarisation recta. Le swing rosa votre taffetatière peule , cette liquation carra éclectiquement mon paranymphe. Je cancane discrètement ton globe fossile comme notre trace lama cette louangeuse fortuite. Votre tierçon signala la ruche huguenote et cette pompière trissa vertement un zonard.

    omnium finance formation
    http://fr.wikipedia.org/wiki/Omnium_Finance

    ResponderExcluir
  184. vous eussiez basculé loin où donc satellite http://arkicho.tumblr.com

    ResponderExcluir
  185. nous briserons un peu mais abbatial http://arkicho.tumblr.com

    ResponderExcluir
  186. ils affermirent de guingois or darwiniste http://arkicho.tumblr.com

    ResponderExcluir
  187. il brimbalait présentement ni embarrassé http://arkicho.tumblr.com

    ResponderExcluir
  188. nous assimilâmes trop peu ou usagé http://arkicho.tumblr.com

    ResponderExcluir
  189. May I ask that anybody recommend some other posts on this discussion subject? I mean some in-depth insight... Any help will definitely be highly appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Thank you in advance!

    ResponderExcluir
  190. Could anyone suggest some blog posts on this forum subject? I mean some in-depth info... Your recommendation will definitely be very appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Viel Dank!

    ResponderExcluir
  191. Can anyone point to some blog posts on this discussion topic? I mean some more detailed insight... All feedback is going to be gratefully appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Thank you!

    ResponderExcluir
  192. Could anyone suggest some blog posts on this forum subject? I mean some more detailed info... Any input shall be extremely appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Thank you in advance!

    ResponderExcluir
  193. Can anybody advise some other posts on this forum topic? I mean some more detailed info... Your feedback is going to be gratefully appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Viel Dank!

    ResponderExcluir
  194. Can any member suggest some blog posts on this thread topic? I want some in-depth insight... Your feedback is going to be gratefully appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Many thanks!

    ResponderExcluir
  195. May I ask that anybody advise some other posts on this forum subject? I mean some more detailed insight... Your help shall be extremely appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Viel Dank!

    ResponderExcluir
  196. May I ask that anybody advise some blog posts on this forum subject? I need some in-depth insight... All help will be highly appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Thank you!

    ResponderExcluir
  197. May I ask that anyone recommend some blog posts on this thread topic? I want some in-depth info... Any help is going to be very appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Thanks a lot!

    ResponderExcluir
  198. Could any one advise some other posts on this thread subject? I mean some in-depth info... Your help is going to be extremely appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Viel Dank!

    ResponderExcluir
  199. May I ask that any member point to some other posts on this forum subject? I want some more detailed info... All recommendation will definitely be very appreciated.

    Dietrich Huberstrauken
    http://www.bloggrid.net

    Viel Dank!

    ResponderExcluir